Linha Scénic 2006 mais equipada

ja811.jpgA Renault do Brasil iniciou, em agosto passado, a comercialização da linha 2006 do monovolume Scénic. Entre as novidades que integram as três versões de acabamento (Authentique, Expression e Privilège) do modelo estão a disponibilização de um compartimento refrigerado ligado ao ar-condicionado com capacidade para armazenar três latas de refrigerante, inserção de cromados no desenho externo, novas rodas de liga leve e novo grafismo do quadro de instrumentos.

Externamente, as mudanças do Scénic estão na grade frontal, que ganhou acabamento cromado em todas as versões de acabamento, e no suporte cromado da luz de placa traseiro (disponível somente nos modelos Expression e Privilège), valorizando ainda mais o requinte que o desenho do veículo possui.

ja812.jpgOutra novidade da linha Scénic 2006 que reforçará a modernidade do ?design? externo do Scénic é a adoção de novo jogo de calotas no modelo Authentique e a alteração no desenho das rodas de liga-leve utilizadas nas opções de acabamento Expression e Privilège.

Internamente, todas as versões da linha Scénic 2006 contam com novo quadro de instrumentos de grafismo moderno e com um compartimento refrigerado ligado ao ar-condicionado, instalado à frente da alavanca de marchas. Este compartimento possui capacidade para armazenar três latas de refrigerantes e é ideal para o acondicionamento e refrigeração de alimentos e bebidas, em viagens de média e longa distância.

ja814.jpgAinda na parte interna, a versão Privilège conta com maçanetas internas de abertura das portas cromadas e um novo e exclusivo porta-objetos adicional. Instalado na parte superior do painel de instrumentos, acima do ?airbag? do passageiro, este novo porta-objetos é amplo e permite guardar desde mapas de estradas e guias de ruas, até documentos e objetos de médias dimensões.

Visando ampliar ainda mais o requinte que o interior da versão topo de linha possui, o painel do Scénic Privilège 2006 passa a ser revestido em material emborrachado ?Soft-touch?, garantindo ainda mais conforto ao modelo. E acompanhando a tendência do mercado, a linha Scénic 2006 oferece também motores 1.6 16V Hi-Flex para as versões Authentique, Expression e Privilège, que podem rodar com álcool ou gasolina, puros ou misturados em qualquer proporção. (BN)

OLHO CLÍNICO

ja822.jpgA participação dos modelos equipados com motor bicombustível no mercado vai aumentando aos poucos. Atualmente, os ?flexíveis? representam aproximadamente 39% das vendas de carros novos. E a minivan da Renault integra esse grupo que pode rodar com álcool ou gasolina, puros ou misturados em qualquer proporção.

Desde seu lançamento na Europa, em 1996, a Scénic mantém praticamente as mesmas linhas da carroçaria, embora no Brasil tenha recebido novos faróis e retoques visuais. Entre as novidades estéticas da versão Expression 1.6 16V Hi-Flex é o logotipo na traseira. A Scénic agrada pela boa visibilidade e espaço interno. E a posição de dirigir elevada e o volante inclinado acentuam sua vocação de carro familiar. Mas não nos agrada o tamanho dos pedais da embreagem e freio (estreitos demais), que poderiam ser um pouco maiores, oferecendo maior área de apoio para os pés e conseqüentemente mais segurança.

ja821.jpgMas durante a avaliação realizada em trecho urbano e de estrada, o motor 1.6 16V Hi-Flex da Scénic não decepcionou. De concepção moderna, seu motor de 115 cv (álcool) / 110 cv (gasolina), funciona com suavidade, mesmo em alta rotação. Tem fôlego suficiente para ?rodar? em nossas estradas, mesmo em regiões serranas, não comprometendo o desempenho do carro nas retomadas. Seu tanque tem capacidade para 60 litros de combustível. Acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 11,8 segundos (a gasolina) e 11,5 segundos (a álcool). E segundo a montadora francesa instalada em São José dos Pinhais (PR), alcança a velocidade máxima de 181 km/h (álcool) / 178 km/h (gasolina).

Os engates das marchas no Scénic são fáceis, até mesmo pela posição da alavanca, bem posicionada. E os comandos do som acoplados na coluna da direção facilitam o acesso pelo motorista, que não precisa desviar sua atenção da estrada. Seu consumo na cidade é de 8,2 km/l (álcool) / 11,4 km/l (gasolina) e na estrada 10,4 km/l (álcool) / 14,5km/l (gasolina), mas essas marcas podem mudar, pois dependem da maneira de dirigir de cada motorista. Uns pisam mais fundo, outros não.

O Renault Scénic tem garantia de 2 anos sem limite de quilometragem, com a primeira revisão gratuita aos 20.000 km (troca de óleo aos 10.000 km), 6 anos de garantia anticorrosão e Renault Assistance por 2 anos, serviço de socorro em caso de pane no veículo com atendimento válido no Brasil e Mercosul. (BN)

FICHA TÉCNICA

Versões Authentique Expression Privilège

Motor K4M Hi-Flex, bicombustível (álcool e/ou gasolina), 4 cilindros em linha, 16 válvulas

Tração Dianteira

Cilindrada 1.598 cm3

Taxa de compressão 10:1

Potência máxima (ISO) 115 cv (álcool) / 110 cv a 5.750 rpm

Torque máximo 16,0 mkgf (álcool) / 15,1 mkgf a 3.750 rpm

Rodas Aço estampado Liga leve

Pneus 195/60 R15 185/65 R15

Suspensão dianteira McPherson, com triângulo inferior e efeito antimergulho, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais e barra estabilizadora.

Suspensão traseira Rodas independentes, braços arrastados, quatro barras de torção transversais e amortecedores hidráulicos telescópicos inclinados.

Freios Authentique e Expression: Duplo circuito em ?X?, discos ventilados dianteiros, com 280 mm de diâmetro, e tambores na traseira, com 228 mm de diâmetro. Privilège: Duplo circuito em ?X?, discos ventilados dianteiros, com 280 mm de diâmetro, e traseiros, com 274 mm de diâmetro, com ABS nas 4 rodas.

Direção Hidráulica, diâmetro de giro 10,7 m

Câmbio Mecânico, 5 velocidades

Tanque 60 litros de combustível

Porta-malas (dm3) mín/max 410 / 1.800

Aceleração 0 a 100 km/h 11,5 s (álcool) / 11,8 s (gasolina)

Velocidade máxima 181 km/h (álcool) / 178 km/h (gasolina)

Consumo cidade 8,2 km/l (álcool) / 11,4 km/l (gasolina)

Consumo estrada (vazio, sem ar-cond.) 10,4 km/l (álcool) / 14,5km/l (gasolina)

Combustível Álcool e/ou gasolina

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