KTM apresenta moto elétrica Freeride

A fabricante austríaca de motos, KTM apresentou o seu mais novo modelo, a moto elétrica Freeride em duas configurações, Supermotard e Cross/Enduro.

De acordo com os dados da montadora, a Freeride desenvolve 30 cavalos de potência a 6.000rpm e cerca de 43 kgfm de torque e as baterias são produzidas em Íon-Lítio e levam uma hora e meia para carga completa e tem autonomia dos mesmos 90 minutos.

O peso total da moto, é de cerca de 90Kg. O conjunto motor e bateria, tem aproximadamente 17kg – 7kg a menos que o motor de uma KTM 125 EXC. Porém boa parte dessa diferença se deve ao fato do motor elétrico dispensar itens como: embreagem, escapamento, abafadores, tanque de combustível e outras peças necessárias ao funcionamento de um motor a combustão.

De fato, as eMotos estão na moda. E o modelo Freeride, da KTM, (resultado de uma parceria entre a KTM e a empresa Arsenal Research, para o desenvolvimento do motor elétrico), promete uma performance comparável a motos a combustível de dois tempos com 125 cilindradas.

Ou seja, um demônio nas arrancadas, mas com baixa velocidade final. Famosa no ramo das motos “offroad”, a fábrica austríaca irá lançar também uma versão da Freeride para quem quiser encarar as trilhas de barro.

As duas motos terão motor elétrico que gera 30 cavalos e 4,5 kgfm de torque ainda nos 500 RPM, o que para uma moto de apenas 90 quilos, é o suficiente para alcançar 70 km/h.

Sobre a bateria, só se sabe que elas poderão ser carregadas em 90 minutos e terão vida útil de 500 ciclos de carga. A KTM Freeride deve também vir equipada com um tipo de “kers”, ou sistema de regeneração da energia que seria perdida durante as frenagens. A Freeride começará a ser vendida na primavera (européia) do ano que vem.

Voltar ao topo