JAC J3 tem tudo para agradar o consumidor

O JAC J3 é um “hatchback” de quatro portas compacto. Um carro igual aos outros e que não chama a atenção nas ruas. Tem um desenho tradicional, conservador, por isso não deve assustar o consumidor que tenha preconceito com carro chinês.

Mas o JAC 3 tem um bonito desenho dos faróis dianteiros, linhas do capô, com vincos laterais e a tampa traseira com o conjunto ótico, que valorizam o carro junto com o aerofólio.

Mede 3.965 mm de comprimento com entre-eixos de 2.400 mm. Tem um porta-malas de 350 litros. Suas quatro rodas de alumínio são montadas com  pneus chineses Champiro 185/60R15H.

O estepe do J3fica alojado dentro do seu poço no porta-malas, solução preferida pela maioria das montadoras. Os bancos são confortáveis e o ambiente interno é bem cuidado.

Os revestimentos de painel e portas afastam qualquer idéia de carro barato e controles e instrumentos agradam. À frente do motorista o conta-giros 0-8.000 rpm e o velocímetro 0-200 km/h concêntricos permitem visualização perfeita, embora traços e números pudessem ser um pouco mais delgados e elegantes.

A iluminação do quadro é azulada. A posição dos pedais é boa. Seu motor de 1.332 cm³ com bloco e cabeçote de alumínio, de acordo com o importador tem potência máxima de 108 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 14,1 m·kgf a 4.500 rpm.

Seu câmbio de cinco marchas é comandado por cabos e a manopla da alavanca tem formato de pêra. A suspensão dianteira e traseira são McPherson. O tanque de combustível de 48 litros e fica antes do eixo traseiro.

Os freios são a disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira, com ABS Bosch de oitava geração. A direção por pinhão e cremalheira conta com assistência hidráulica. E o volante é bom e elegante, de quatro-raios.

Conciliando conforto e estabilidade, o J3 apresenta, um rodar agradável. A 110 km/h o motor está a 3.800 rpm que, se não é ideal, é aceitável. O comportamento em curvas é muito bom.

E os freios fazem o que dele se espera. Embora de baixa cilindrada, o motor do J3 consegue movimentar bem os 1.060 kg do carro, com aceleração 0-100 km/h em 11, 7 segundos.

Todo o desempenho do JAC foi avaliado pelo Jornal do Automóvel dentro dos limites contidos no Código de Trânsito Brasileiro. O J3 pode ser considerado exemplo quando o assunto é itens de série. Vem completo de fábrica, praticamente sem opcionais.

Mas comprar um carro chinês é tão arriscado quanto foi comprar carro japonês nos anos 1980 e sul-coreano nos anos 1990. O J3 tem “design” italiano, uma garantia de 6 anos e oferece tudo aquilo que o consumidor deseja por R$ 37.900,00 e certamente vai vender bem. O mercado se encarregará de informar se é uma boa opção ou não. (BN).

Voltar ao topo