Iveco amplia a sua linha de caminhões

A Iveco Latin América está lançando dois novos veículos no mercado brasileiro: o EuroCargo Tector 170E22 e o Eurotech 740E42TZ na versão 6×4. Produzidos na fábrica da montadora em Córdoba, na Argentina, os modelos serão comercializados em todo o mercado latino-americano.

O Tector (EuroCargo Tector) será o primeiro caminhão médio a rodar nas ruas brasileiras já atendendo às rígidas normas Euro III de emissão de gases resultantes da queima de combustível, que serão adotadas no país somente a partir de 2005. Na América Latina, substituirá o EuroCargo 160E e será o primeiro da categoria a dispor de controle eletrônico e injeção de combustível do tipo “common rail”.

Equipado com turbo e “intercooler”, desenvolve 210 cv de potência e torque máximo de 69mkgf (680 Nm), com destaque para o torque plano de 1.200 a 2.100 rpm. Dispõe ainda do sistema “Cruise Control”, acionado a partir dos 30 km/h.

Com ele, o motorista pode manter um ritmo constante de viagem, sem a necessidade de utilizar o pedal do acelerador. O usuário também poderá contar com o “limitador de velocidades”, estabelecendo a velocidade final desejada.

O trem de engrenagens foi deslocado para a parte traseira do motor, o que aumenta a transmissão de força para componentes agregados como compressor de ar e bomba hidráulica da direção. Também permite a montagem da tomada de força para a movimentação de superestruturas. O veículo pode ser utilizado tanto na aplicação urbana, como rodoviária ou intermunicipal.

A diversidade de aplicações cresce com a possibilidade de instalação de um terceiro eixo de apoio, aumentando a capacidade de carga dele de 17 para 23 toneladas de PBT. Transformado em um cavalo-mecânico, essa capacidade sobe para 33 toneladas de CMT (capacidade máxima de tração).

O intervalo entre as revisões do novo EuroCargoTector foi estendido e pode variar entre 40 mil km e 80 mil km, dependendo do tipo de atividade e utilização do veículo. Caminhões médios similares têm intervalos de revisão entre 15 mil e 30 mil km. O Tector na versão cabine curta será comercializado por aproximadamente R$ 86,6 mil, enquanto o cabine leito sairá por cerca de R$ 94,8 mil.

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