Ford Ranger 2010 tem força e bom preço

Produzida na Argentina, a Ranger 2010 chegou às concessionárias da marca com mudanças significativas no visual.

Ganhou novos faróis, capô, grade frontal e pára-choque cromados, menos vincos nas laterais, caixas de roda integradas e maior ângulo de ataque. Mas o motor, transmissão e suspensão seguem a mesma receita do modelo atual.

Outra novidade da linha 2010 está na introdução de duas novas versões. Agora os modelos com cabine dupla também estão disponíveis nas versões XL 4×4 com motor 3.0 diesel e o topo de linha Limited 4×2 a gasolina. No total, serão 18 versões nas concessionárias a disposição do consumidor brasileiro.

Basta colocar os modelos 2010 e 2009 lado a lado para se notar as mudanças no “design” da nova Ranger.

O pára-choque agora é de aço cromado (a partir da versão XLT). O acabamento metálico se estende para os três filetes horizontais da grade frontal, como no novo Fusion.

O capô, agora de aço estampado, foi redesenhado, bem como os retrovisores, faróis dianteiros e lanternas traseiras. Nas laterais, a superfície da carroceria perdeu os vincos e as maçanetas são novas. A versão cabine dupla também passa a ser oferecida na cor externa vermelha.

Internamente pouca coisa mudou. O painel acinzentado (a pedido dos clientes) deu lugar à cor preta, de acordo com a Ford. Apenas o console central traz acabamento em cinza, que lembra a cor prateada. Bancos e portas receberam novos tecidos, e o painel de instrumentos também ganhou novos grafismos.

A versão XLT 4X4, avaliada pelo Jornal do Automóvel, sai de série com rodas de liga-leve de 16 polegadas, faróis de neblina, estribos laterais, freios com ABS, “airbags” duplos frontais, ganchos (dianteiro e traseiro) para reboque, rádio CD player com MP3 e conexão para iPod, USB e Bluetooth, computador de bordo, ajuste de altura para o banco do motorista, descansa-braço no banco traseiro, alarme antifurto, ar-condicionado e, trio elétrico (vidros, travas e retrovisores).

Mas é no motor diesel que se encontra o ponto forte da Ranger. O notor 3.0 litros, de 16 válvulas, gera 163 cv de potência e tem um dos melhores torques da categoria: 38,7 kgfm, disponível já a partir dos 1.600 rpm.

A picape tem fôlego suficiente para retomar velocidade na estrada ou pistas de terra. De acordo com a Ford, a Ranger a diesel tem consumo médio (cidade e estrada) de 11 km/l. O sistema de suspensão traseiro, redimensionado em 2007, ajuda a evitar as saídas de traseira. A posição de dirigir é boa e quem vai atrás viaja com conforto – mas ‘balançar’ é inevitável aos passageiros.

A direção hidráulica dá segurança em altas velocidades. O posicionamento dos comandos continua no mesmo lugar: para acionar a tração 4×4, basta girar um botão no painel, ao lado direito do volante. É uma boa picape. (BN)

Ficha técnica

Motor  Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, diesel
Cilindrada  2.968 cm³
Potência 163 cv a 3.800
Torque  38,7 kgfm a 1.600
Câmbio Manual de cinco marchas
Comprimento 5,14 m
Largura  1,79 m (sem retrovisor)
Altura 1,76 m
Entre-eixo  3,19 m
Largura da caçamba 1,37 m
Altura livre do solo 359 mm
Volume da caçamba 844,4 litros
Pneus (radial) 245/70 R 16
Suspensão Tipo eixo motrix semiflutuante, molas semielípticas de dois estágios, com olhete dianteiro da mola fixo ao suporte e amortecedores telescópicos e gás externos à longarina, na traseira, e braços curto/longo, composta de barras de torção e amortecedores a gás e eixo autodeslizante tipo Twist Beam, na dianteira.
Freios A disco sólido na dianteira e a tambor na traseira
Tanque 75 litros
Consumo médio 11km/litro
Preço sugerido R$ 89.290,00

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