Fiat 500 é um retrô cheio de estilo

O pequeno Fiat 500 chegou recentemente ao mercado brasileiro direto de Turin, matriz da montadora italiana Fiat, e foi apresentado para a imprensa especializada no início de outubro no Rio de Janeiro.

Concebido pelo Centro Estilo Fiat na Itália, o Fiat 500 tem linhas modernas, mas que remetem ao passado.

Na verdade, o modelo ganhou desenho atual, mantendo formas que revivem um dos grandes ícones do “design” italiano do Pós-Guerra. De acordo com a Fiat, o design desenvolvido, fazendo a transição do passado para o futuro, manteve traços fortíssimos do design do primeiro 500 lançado na Itália, em 1957.

E os estilistas foram muito felizes, pois o novo hatchback de duas portas da Fiat esbanja charme com suas linhas arredondadas e suas dimensões compactas: 3,55 metros de comprimento, 1,63 metro de largura, 1,49 metro de altura e entre-eixos de 2,30 metros.

Mesmo com dimensões externas pequenas, o interior surpreendeu, pois foi desenvolvido de forma inteligente deixando bastante conforto para quatro ocupantes com estatura até 1,85 metro.

Mas o porta-malas tem espaço suficiente para pequenas bagagens destes ocupantes com seus 185 litros.

Seus instrumentos estão agrupados num único painel: velocímetro, conta-giros e computador de bordo, todos concêntricos e visualizados em conjunto, instantaneamente.

Uma mistura dos estilos retrô e moderno. Destaque, ainda, para a pintura brilhante da carroceria na parte central do painel. O console central agrupa os controles de climatização e audio e conta com diversos porta-objetos.

Destaque para a alavanca do câmbio, próxima ao volante, com partes cromadas e uma manopla preta simples.

De acordo com a Fiat, os vários botões foram desenhados para lembrar as alavancas e indicadores do Fiat 500 original.

Mas todos são de fácil visualização e manuseio. Seus bancos também foram inspirados nos bancos do Fiat 500 F dos anos ’60, e as maçanetas também remetem ao Fiat 500 do século passado.

Entre os bancos há um console que acomoda latas e copos, e tem uma tomada de 12V com acendedor e uma porta USB para conectar acessórios como MP3 player e outros eletrônicos. Se você pensa que o Fiat 500 é um carro básico, enganou-se.

O novo Fiat é bem apetrechado. O desempenho de seu motor 1.4 16V Fire produzido na Itália, que gera 100 cavalos de potência máxima a 6000 rpm e 13,4 mkgf de torque máximo a 4.250 rpm, agrada de primeira.

Seu comportamento ágil, com bom torque de saída e uma boa velocidade final. Oferece muito prazer ao motorista que o está pilotando. Mas é preciso se habituar ao câmbio Dualogic para aproveitar todo seu potencial. Enfim, o ‘Tchinqüe Tchento’ veio mostrar ao consumidor brasileiro porque ele faz tanto sucesso em vários países do mundo e que “tamanho não é documento”. (BN)

Ficha técnica

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injeção eletrônica multiponto seqüencial e acelerador eletrônico, gasolina
Cilindrada: 1.368 cm³
Potência: 100 cv com gasolina a 6.000 rpm
Torque: 13,4 kgfm a 4.250 rpm
Câmbio: Automático Dualogic de cinco velocidades com overdrive
Compr.: 3,54 m
Largura: 1,62 m
Altura: 1,49 m
Entre-eixo 2,30 m
Porta-mala: 185 / 550 litros com o banco traseiro rebatido
Suspensão: Independente do tipo McPherson, braços oscilantes inferiores e barra estabilizadora, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos na dianteira, e rodas semi-independentes, com eixo de torção, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na traseira.
Freios: A disco ventilado na dianteira e a discos sólidos na traseira, com ABS e EBD
Tanque: 35 litros
Preço: R$ 68.970,00

Voltar ao topo