Faleceu Mundito, há 47 anos

No dia 15 de abril de 1953, o jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, estampava em sua primeira página: “Mais um Desastre Fatal – faleceu num choque de veículos na rodovia Curitiba/Rio Negro o esportista Edmundo Dall´Lago – Ferido o senhor Zeferino Pianoski”.

Com efeito, Edmundo Dall´Lago, o Mundito, faleceu no Casa de Saúde São Francisco, na capital, por volta das 20,00 horas, depois que sua carreteira Ford número 4 chocou-se, por volta das 13,00 horas do dia 14 de abril de 1953, com a traseira de um caminhão Ford F-8, placa SC 3-36-83, carregado com tambores de gasolina e que estava estacionado à beira da estrada, tendo como condutor Edmundo Sukovski.

Piloto e construtor de carreteira, ele não tinha completado 30 anos de idade, mas, era figura muito popular no bairro do Portão, onde tinha oficina mecânica e morava.

A sua trágica morte causou consternação geral entre a população local e no dia do seu enterro, no cemitério do bairro da Água Verde, estabelecimentos comerciais cerraram suas portas, em sinal de luto. Mas, quem foi Mundito no mundo das corridas de carreteiras da época?

Filho de pais brasileiros e nascido na Argentina, foi trazido ao Brasil e aqui naturalizado. Sentia muita atração pelas competições automobilísticas, o que levou-o a tornar-se profundo conhecedor da mecânica de veículos e apaixonado pelos automóveis da marca Ford.

Tanto é assim que enviava cartas à fábrica Ford nos Estados Unidos, para fazer tanto consultas quanto sugestões sobre modificações nos motores Ford V8 por ele arquitetadas no sentido de melhorar o desempenho da máquina.

Aplicando os seus próprios conhecimentos mecânicos, Mundito construiu a sua carreteira baseada num automóvel Ford 1940 modelo cupê, equipando-a, entre outras coisas, com motor Ford V8 1946, cabeçotes de alumínio, coletor de admissão para dois carburadores, câmbio original e diferencial modificado para maior velocidade. Na sua curta carreira de piloto de carreteira participou de provas na pista do “Chiqueirinho” em São José dos Pinhais/PR, no circuito do Asilo (rua Mal. Floriano Peixoto) em Curitiba e no circuito da cidade de Joinville/SC.

No dia 10 de janeiro de 1953, numa de suas últimas corridas, disputou com pilotos tais como Haroldo Vaz Lobo, Euclides Bastos (Pereréca), Raulino Miranda, Francisco Saide, Raul Lepper e Plínio Mattos, a Copa I Circuito Cidade de Curitiba, na categoria Força Livre e ao derrapar a carreteira numa curva bateu com uma roda no meio fio da calçada, entortando uma ponta de eixo do carro e tendo que parar.

Mundito foi um dos pioneiros do automobilismo de competição brasileiro, deixando valiosa contribuição ao desenvolvimento do setor. Nas fotos, Mundido inspecionando sua carreteira (ao lado a carreteira 9 de Pereréca) e depois derrapando numa curva.

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