Da Moto à Carreteira

Depois de ver o espetáculo proporcionado pelos pilotos e veículos participantes da prova da categoria Stock Car ocorrida no último domingo no Autódromo de Pinhais – Região Metropolitana de Curitiba/PR engatamos marcha a ré para falar, mais uma vez, sobre o famoso piloto de carreteira curitibano das décadas de 60 e 70, ou seja, Adir Moss.

Quando nele se fala, imediatamente os apreciadores de corridas de automóveis, sobretudo da velha guarda, recordam da sua carreteira branca Ford 1938 número 19, equipada com motor V8 de Mercury preparado pelo engenheiro Alberto Manoel Glaser, câmbio de quatro marchas do Chevrolet Corvette, entre outras coisas. Com efeito, Adir ficou mais conhecido no mundo automobilístico de competição da época por pilotar essa carreteira, cuja estréia aconteceu numa Mil Milhas Brasileiras, no Autódromo de Interlagos/SP.

Adir foi rodando com sua carreteira de Curitiba a São Paulo para amaciar o motor e lá, nos treinos, conseguiu se classificar em sexto lugar. Mas, o mais incrível aconteceu quando da largada da prova, à meia-noite, pois, ele tomou a dianteira e percorreu os mais de oito quilometros da pista na frente, passando em primeiro lugar nos boxes, deixando famosos pilotos e carreteiras para trás!

Antes de competir com essa carreteira, Adir já corria com outros carros, entre os quais um Ford cupê 1948 e, depois dela, ainda participou de provas com um Willys Interlagos berlineta.

No entanto, o que nem todos os seus fans sabem é que ele, antes de pilotar automóveis, participou de muitas corridas pilotando motocicletas, entre as quais das marcas BSA (inglesa) e Indian (norteamericana).

Além de participar de provas em pistas improvisadas de Curitiba, Adir se destacou como motociclista na famosa e sempre lembrada pelos saudosistas pista de terra do bairro de Itaum, localizada na cidade catarinense de Joinville. É preciso esclarecer que, nas décadas de 50 e 60 principalmente, quando essa pista funcionava a todo vapor, existia uma grande rivalidade entre motociclistas de competição de Curitiba e de Joinville.

Para os motociclistas curitibanos era uma questão de honra e muito difícil vencer uma corrida ali, pois, os “alemães” eram “cobras” no preparo das máquinas de Jawa, AJS, BSA, NSU e outras da época. Motociclistas famosos daqui tais como Osvaldinho, Danilo Afornali, Manoel de Alencar Guimarães (Noel) experimentaram o gosto da terra da pista do Itaum.

Numa oportunidade, Noel venceu uma corrida pilotando uma BSA Gold Star preparada por Afornali e foi o maior alvoroço no local. Mais tarde, já no tempo das Lambrettas de corrida, essa rivalidade aumentou mais ainda. Bons tempos que não voltam mais.

Nas fotos de hoje, a carreteira 19 na pista de S. J. dos Pinhais/PR (notem a propaganda da Crush no teto), Adir (D) e sua moto antes de uma largada e depois em plena pista do Itaum.

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