Câmbio automático de marchas ZF na Série 7

Já está no Brasil o novo BMW Série 7, que teve seu lançamento mundial realizado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro do ano passado. Com visual totalmente reestilizado e o maior número de recursos eletrônicos disponíveis até hoje em automóveis de produção de grande escala, o veículo incorpora o sistema “iDrive”, conjunto de comandos que também envolve navegação por satélite, assistência a distância e câmbio automático de seis marchas da ZF, que pode ser operado por teclas, no volante, ou pela tradicional alavanca no assoalho.

Dez quilos mais leve que os convencionais de cinco marchas e proporcionando uma acentuada redução no nível de ruído, a nova transmissão muda os conceitos de dirigibilidade dos automóveis. O conjunto apresenta menor número de componentes, melhor desempenho e permite economia de combustível entre 5% e 7%.

O novo câmbio faz parte de um programa de quatro anos de pesquisas e testes e exigiu a aplicação das mais avançadas tecnologias. O sistema foi projetado para utilização em automóveis de alta performance, equipados com motor de oito a doze cilindros e ainda possui cárter e base do sistema eletrônico produzidos em plástico de engenharia.

A transmissão possui uma série de inovações, entre as quais o sistema eletrônico denominado Mechatronik, que gerencia a troca de marchas com precisão absoluta e conforto, além de transmitir sinais ao motorista. O Mechatronik foi desenvolvido para operar as mudanças de acordo com o funcionamento do motor, as condições do piso, a topografia do terreno e até a adaptar-se à forma de condução do motorista, com melhor aproveitamento do motor.

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