C3 Picasso surpreende pelo espaço e conforto

Ao contrário de outras marcas, a Citroën apostou lançar primeiro a versão “off-road” urbana de modelo inédito no Brasil. O Aircross chegou com pinta de aventureiro no ano passado, mas deixou uma lacuna no segmento preenchida com a chegada do monovolume C3 Picasso neste ano. O visual é mais limpo, mas o diferencial é a traseira sem o estepe. A ideia é disputar mercado com Volkswagen SpaceFox, Fiat Idea, Kia Soul e Chevrolet Meriva, além do Nissan Livina.

Sua estética de inspiração cubista aplicada deixou o monovolume parecido com o novo Fiat Uno. Em ambos, as linhas angulosas e robustas incorporam detalhes assimétricos que dão um ar irreverente. Como o Uno, o “design” do C3 Picasso pode não conquistar a unanimidade, mas tem modernidade para seduzir muita gente.

Testamos a versão 1.6 flex Exclusive do utilitário e, acredite, o modelo surpreendeu. Para a lógica urbana, o C3 Picasso atende bem as necessidades, em matéria de espaço, disposição do motor e adereços a bordo. A posição elevada de dirigir é otimizada pela excelente visibilidade dianteira e lateral, proporcionada pelo pára-brisas panorâmico e pelas grandes janelas. A visibilidade traseira não é tão favorecida, mas não chega a comprometer. A maioria dos comandos está ao alcance das mãos e o volante oferece ajustes de altura e de profundidade.

O vão para cabeças é bom para todos os ocupantes, motorista e passageiros desfrutam de bom espaço para pernas. A altura elevada e a ampla área envidraçada transmitem uma agradável sensação de amplitude. Os acessos são bastante fáceis, tanto na frente como atrás. Há uma quantidade razoável de porta-objetos. O porta-luvas é amplo e refrigerado. E o porta-malas acomoda bons 403 litros, além de também ter boa acessibilidade. Revestimentos emborrachados e detalhes cromados ajudam a sofisticar o interior do C3 Picasso. Painéis, bancos e forrações usam materiais agradáveis ao toque e aos olhos.

Fechamentos e encaixes são precisos e a impressão geral é de boa qualidade. Juntando os pontos, parece um carro à frente da concorrência. O motor 1.6 flex, de 110/113 cv, é suficiente para mover com desembaraço os 1.267 kg do C3 Picasso e responde sem vacilações ao pedal do acelerador. Apesar da altura de mais de 1,63 m, o C3 Picasso torce dentro da normalidade nas curvas e se mostra bastante equilibrado em velocidades normais. Nas freadas, o modelo mergulha dentro do aceitável. Nas retas, a comunicação entre rodas e volante se mostrou precisa. E a suspensão honra a boa tradição da marca francesa no setor. O carro é estável.

Durante a avaliação do Jornal do Automóvel o C3 Picasso seduziu muita gente. E deve conseguir muitos consumidores sedentos de conforto, requinte e espaço.

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