34 mil pessoas contagiadas pela velocidade

JA901060706.jpgO final de semana passado foi emocionante para os amantes do automobilismo. Curitiba foi sede da nona e da  décima etapa do Campeonato Mundial de Carros de Turismo, o FIA WTCC. Pelo menos 34 mil pessoas estiveram no Autódromo Internacional de Curitiba para assistir aos treinos e às duas corridas, que foram emocionantes.

Primeira corrida

Na primeira corrida do dia, a nona etapa do campeonato, a batalha foi solitária entre a Alfa Romeo de Augusto Farfus Jr. contra um batalhão de Seats Leon que pressionou o curitibano durante toda a prova. Vitória do espanhol Jordi Gene, seguido pelo alemão Peter Terting, com o Farfus em terceiro lugar.

A prova foi emocionante, pois mostrou que os carros espanhóis da Seat se adaptaram muito bem ao Autódromo Internacional de Curitiba. Embora o brasileiro Augusto Farfus Jr. tenha largado na pole position, o espanhol Jordi Gene, segundo no grid, soube aproveitar melhor a qualidade do seu carro e ultrapassou Farfus na metade da corrida. "Os carros da Seat estavam mais rápidos, felizmente eu pude controlar meu Alfa ao máximo e chegar na terceira posição", disse Farfus.

O tempo ajudou bastante e a largada da primeira corrida foi normal. O piloto brasileiro Lucas Molo rodou na primeira curva e saiu da corrida, o que provocou uma bandeira amarela e a entrada do safety car. A prova terminou com Jordi Gene em primeiro, Peter Terting em segundo e Farfus Jr. em terceiro. O maior destaque da corrida foi o italiano Alessandro Zanardi, que, com sua BMW, largou na última posição, 26.º lugar, e chegou em 10.º. "Eu estava um pouco chateado por ter batido na tomada de tempo de sábado. Mas fui bem na corrida, largando em 26.º lugar e terminei em 10.º", disse o simpático Zanardi.

Segunda Corrida

A equipe BMW deu o troco na Alfa Romeo e na Seat, terminando a segunda corrida do FIA WTCC, edição de Curitiba, em primeiro e terceiro lugares. O britânico Andy Priaulx, maior destaque da categoria, foi o grande vencedor da etapa com uma BMW 320si. Giani Morbidelli da Itália, com Alfa Romeo 156, foi o segundo colocado e o surpreendente italiano Alessandro Zanardi, que perdeu as pernas há 4 anos (corre com próteses de titânio), ficou na terceira posição, também com uma BMW 320si.

Os brasileiros não foram bem nessa décima corrida do campeonato, a segunda no Brasil, do FIA WTCC – Curitiba 2006. Lucas Molo terminou a prova na décima sexta posição, uma volta atrás dos líderes e Augusto Farfus Jr. perdeu a frente de seu Alfa Romeo num choque contra um adversário e desistiu no meio da corrida.

Na opinião dos pilotos, a segunda corrida foi a mais maluca de toda a temporada, pois aconteceram muitos acidentes, toques, várias saídas de pistas e uma série de ótimas ultrapassagens, que divertiram o público presente ao Autódromo Internacional de Curitiba. André Priaulx e sua equipe souberam usar a estratégia para, pelo menos, vencer uma corrida no final de semana. Ele gerenciou bem a primeira corrida, terminando em oitavo, o que lhe qualificaria para ser o pole na segunda. "Foi minha quarta vitória na temporada e a mais emocionante até agora. Meu carro estava muito bom, a equipe soube prepará-lo para ele não se desgastar na primeira e desempenhar melhor na segunda. Foi uma corrida louca, com muitas bandeiras amarelas e acidentes, mas a cada reinício o carro respondia muito bem e foi possível me livrar de Giani Morbidelli", disse Priaulx.

Zanardi foi um show à parte. Ele largou em décimo lugar, ultrapassou vários carros e terminou em terceiro, atrás apenas de Priaulx e de Morbidelli, o segundo colocado. "Foi uma corrida maluca. Eu apenas via carros saindo daqui e dali, o carro ajudou muito e fui ganhando posições", falou Zanardi, feliz com o pódio no Brasil.

Farfus se envolveu num acidente na metade desta segunda prova e teve que desistir. "Eu fui tocado levemente na traseira por um Seat, bati e perdi os pára-choques dianteiros. Dessa maneira fui obrigado a desistir da corrida", comentou Farfus, que estava muito satisfeito com a vinda do evento FIA WTCC para o Brasil.

"É uma maneira para o público ir se acostumando com os carros de turismo. No ano que vem, certamente teremos mais torcedores nas arquibancadas. A categoria é emocionante e ninguém dispara na frente", contou Farfus.

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