Aumenta número de visitantes no Zôo e Passeio Público

O número de visitantes no Zoológico de Curitiba aumentou 16% em dezembro passado comparado com o mesmo período de 2005. Em dezembro de 2006, passaram pelo parque 58.636 pessoas, número que no mesmo mês do ano anterior ficou em 50.183. Nos primeiros 10 dias de 2007 já passaram pelo Zoológico 20 mil pessoas. O Passeio Público, tradicional parque da cidade, também está recebendo mais visitantes neste período de férias, com um aumento de 70% no movimento nos fins de semana.

Os dois espaços receberam, em 2006, obras de revitalização proporcionando mais segurança e conforto aos visitantes. "O Passeio Público e o Zoológico são importantes locais de lazer das famílias curitibanas, além de importantes pontos turísticos da cidade que necessitavam de investimentos", afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

No Zoológico, a Prefeitura construiu dois novos conjuntos de banheiros, adaptados para o uso de portadores de deficiência física. Os sanitários ficam em pontos estratégicos do parque: na entrada e próximo à administração. Antes, o Zôo contava com apenas um conjunto de banheiros. Também foi construído um fraldário. O equipamento era uma das maiores reivindicações dos freqüentadores.

Além dos banheiros, o Zoológico ganhou também um portal com guarita, equipado com quatro catracas de controle de entrada, o que reduz os congestionamentos na porta do parque. Anexo à guarita foi feita uma área adequada para uso dos funcionários, com copa e banheiro.

O prédio que abrigava o antigo centro de educação ambiental, ao lado da entrada principal do Zoológico, foi reformado e transformado em Centro de Apoio ao Visitante. Uma nova cozinha para preparo das refeições dos animais foi entregue no fim do ano passado. Em 2007, a Prefeitura dará continuidade à revitalização do Zoológico, com obras de melhoria nos recintos dos animais.

Quem visitar o Zoológico Municipal de Curitiba poderá conhecer os três filhotes de leões (Nala, Leona e Leo). Os leõezinhos, que nasceram em outubro de 2006, estão junto com a mãe Diana na área de exposição do parque. O recinto destes felinos fica ao lado dos ursos-de-óculos, outra recente atração do Zôo de Curitiba.

Passeio Público

O Passeio Público também está recebendo mais visitantes nesta época de férias. Segundo a bióloga Maria Lúcia, nos finais de semana o número de pessoas circulando no local chega a ser 70% maior do que em outros meses. "Percebemos que são pessoas de outras cidades", diz a bióloga.

Em 2006, a Prefeitura concluiu a primeira etapa da revitalização do calçamento interno do parque. Foram substituídos 1.100 metros de pavimento irregular. O novo calçamento do parque mais antigo da cidade é de placas de concreto intercaladas com junta de petit-pave. As calçadas do parque separam os canteiros da pista de caminhada, que também recebeu obras de melhoria neste ano.

Todos os brinquedos do playground receberam nova pintura. Também foram reformados alguns bancos que estavam quebrados e as mesas de jogos. Os troncos de eucalipto da pérgula, que ficam do lado de fora do Passeio, foram trocados.

O Passeio Público é um mini-zoológico no centro da cidade. A área de 70 mil metros quadrados serve de abrigo para animais pequeno e médio porte. Alguns são exemplares de espécies brasileiras ameaçadas de extinção, como mico-leão-de-cara-dourada e os macacos mono-carvoeiros, que tem no Passeio a maior colônia brasileira em cativeiro.

Além dos macacos que habitam as ilhas do passeio, o acervo inclui um grande número de aves, pássaros e répteis. Carvalhos e ciprestes centenários se harmonizam com paineiras e jacarandás são abrigos para sabiás, tico-ticos e canários-da-terra. Também há coleirinhas, chupins, pica-paus, sanhaços e garças brancas, que migram na primavera para fazer seus ninhos no Passeio Público.

Voltar ao topo