Atendimento cuidadoso evita interferência em tarefa escolar

Alunos e professores estão entre os que usam o serviço Telegramática com freqüência. No caso das crianças, há um cuidado para evitar que o atendimento represente a solução de uma tarefa escolar. Idosos e pessoas que buscam informações sobre saúde também recebem atenção especial. Eles ligam para decifrar resultados de exames ou receber explicação sobre determinado procedimento médico. "Cautela nestas horas é fundamental", disse Beatriz que ao fazer este tipo de atendimento sugere que o usuário consulte um médico.

Para atender a um público tão diversificado, o Telegramática possui um acervo com 783 livros que servem de apoio. Entre eles estão dicionários de Língua Portuguesa, italiano, grego, alemão, espanhol, árabe, francês, inglês, latim, tupi e tupi-guarani. Também são utilizados dicionários sobre assuntos específicos como informática, sexologia, medicina, marketing, geografia, filosofia, psicanálise entre outros.

Além destas publicações, os consultores contam com um fichário onde estão relacionadas mais de 11 mil palavras que não constam em dicionários e foram catalogadas ao longo dos anos. Nos casos em que a informação não pode ser passada no momento da ligação, os consultores pesquisam e voltam a ligar para resolver a dúvida de quem os procurou.

Um exemplo foi o que aconteceu com uma das professoras da rede municipal de educação. Ela quis saber o significado da palavra "caórtico", encontrada em um documento. Como não constava em dicionários, os consultores pesquisaram em livros até descobrir que a palavra se refere a um comportamento de qualquer organismo, organização ou sistema autogovernavel, que combine ordem e caos.

A duvida da professora é uma das que estão catalogadas no fichário que, em breve, será informatizado. O Telegramática funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

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