Ataque deixa 100 veículos incinerados na Colômbia

Um atentado atribuído às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) contra uma empresa de transporte de combustíveis na cidade de Maicao, 790 quilômetros a nordeste de Bogotá, provocou nesta segunda-feira (14) a incineração de pelo menos 100 caminhões-tanque, segundo autoridades colombianas.

De acordo com as primeiras informações, os responsáveis pelo atentado seriam membros da Frente 59 das Farc, com grande presença na região. O grupo teria usado bombas construídas artesanalmente em cilindros metálicos para perpetrar o ataque.

"Ocorreu um incêndio de grandes proporções. Eles (os autores do ataque) procuraram um alvo para causar terrorismo", afirmou o comandante da polícia do departamento (Estado) de La Guajira, coronel Alejandro Callejas, à emissora de rádio Caracol. Não há informações de feridos dentro da empresa.

Segundo o militar, alguns cilindros atingiram casas vizinhas de indígenas da tribo wanyuu, ferindo levemente dois deles. Autoridades locais e nacionais se reuniram hoje em Maicao para analisar a situação. O presidente Alvaro Uribe viajou à cidade para liderar o grupo.

Voltar ao topo