Associação Médica do Paraná realiza jornada científica em Umuarama

Neste final de semana (dias 24 e 25/11), a Associação Médica do Paraná e o Conselho Regional de Medicina realizam, em Umuarama, a 13ª Jornada Multidisciplinar Descentralizada. Acadêmicos e profissionais da área médica terão palestras de atualização profissional, em que discutirão diversos temas e tendências do segmento. As jornadas, como o próprio nome diz, têm o objetivo de descentralizar as discussões da capital, levando-as às demais cidades do Estado, fortalecendo e integrando ainda mais a classe na região. Além disso, esses eventos garantem que os profissionais médicos de todas as regiões do Paraná tenham acesso facilitado às mais recentes informações da Medicina.

O presidente da Associação Médica do Paraná, José Fernando Macedo, falará sobre os fatores que levam ao envelhecimento das artérias responsáveis pela circulação, a importância do diagnóstico, prevenção e tratamento. Entre outros assuntos, o cirurgião vascular vai destacar a necessidade de controlar os níveis de colesterol e o peso, para evitar problemas circulatórios. Além disso, ele deve discorrer sobre os benefícios de adotar uma vida saudável, incluindo alimentação correta e prática de exercícios físicos. Segundo José Fernando Macedo, o problema mais comum é a claudicação, ou dor na área conhecida como barriga da perna, logo após um exercício físico. Por fim, o médico apresentará o tabagismo como um dos maiores responsáveis pelas doenças circulatórias.

Pacientes da terceira idade serão o tema central das duas palestras do geriatra João Carlos Baracho, vice-presidente da Associação Médica do Paraná. ?As duas apresentações são complementares ? uma trata da saúde física do paciente idoso e outra de seu estado mental?, adianta. Um dos assuntos será a osteoporose, doença que atinge principalmente as mulheres, após a menopausa, e que é caracterizada pela perda de cálcio dos ossos, tornando-os porosos. De acordo com Baracho, existem maneiras de diagnosticar e tratar o problema ? com exames como a densitometria óssea ? de modo a garantir que a paciente não tenha prejuízos motores ou de locomoção. O segundo assunto será a prevenção contra o envelhecimento cerebral, que atinge cerca de 7% das pessoas acima de 65 anos e até 40% dos pacientes com mais de 85 anos. As características principais são declínio cognitivo, perda de memória e diminuição da capacidade de cálculo. Se associado a alguma patololgia, o envelhecimento cerebral pode culminar na demência, levando o paciente à dependência de terceiros para as atividades cotidianas.

Já o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Hélcio Bertollozi Soares, abordará o papel da entidade e os dilemas éticos enfrentados diariamente pelos profissionais da área. O cirurgião Jurandir Marcondes Ribas preparou uma palestra sobre o tema responsável por uma das maiores causas de óbito no Brasil ? o trauma abdominal. ?Ferimentos graves, acidentes automobilísticos, lesões internas e esfaqueamento, por exemplo, são algumas situações que levam aos traumas abdominais?, afirma o médico. Além do procedimento cirúrgico e a abordagem correta do paciente, Ribas irá discutir estratégias de tratamento conservador, no qual a víscera ou o órgão atingido não é removido, mas tratado.

Na parte da endocrinologia, a médica Ernestina Auache falará sobre a insulinização oportuna em pacientes que sofrem com o diabetes. ?O tratamento deve ser feito desde o início do desenvolvimento da doença, prevenindo, assim, complicações crônicas, como a cegueira e amputações de membros do corpo?, ensina. A especialista ainda explicará como administrar o tratamento para controlar as metas glicêmicas do paciente. Segundo ela, caso aplicado de maneira incorreta, o quadro pode reverter para hiperglicemia.
O papel da cintilografia nas doenças inflamatórias e infecciosas dos ossos será apresentado pela radiologista Ana Paula Queiroz Sampaio. Além de explicar o princípio da formação da imagem gerada por meio deste exame, a médica abordará o aspecto clínico da utilização da cintilografia, que utiliza a radiação para detectar patologias na estrutura óssea do paciente.

A 13ª Jornada Médica Multidisciplinar Descentralizada será realizada no Hotel Caiuá, a partir das 19 horas desta sexta-feira. No sábado, a programação continua a partir das 9 horas. Para finalizar o evento, os participantes almoçam no restaurante do hotel e prestam uma homenagem aos médicos Ariovaldo Roque Costa, Hyzo Gondeberto dos Santos, José Alcindo Gil, Eduardo Zukovski, Saburo Setogute, Everaldo Baptista Azevedo, Wilson Nelli, Fumiyo Sakabe e Germano Rubner. Além de pioneiros da região, eles fundaram, há quarenta anos, a Associação Médica de Umuarama. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo telefone (44) 3622-2454.

Programação:

Sexta-feira, dia 24/11
19 horas ? Abertura
19h30 ? Dilemas éticos do cotidiano médico (Dr. Hélcio Bertollozi Soares)
20 horas ? Trauma abdominal (Dr. Jurandir Marcondes Ribas)
20h30 ? Envelhecimento cerebral (Dr. João Carlos Baracho)

Sábado, dia 25/11
9 horas ? O papel da cintilografia nas doenças inflamatórias / infecciosas osteoarticulares (Dra. Ana Paula Queiroz Sampaio)
9h30 ? Osteoporose (Dr. João Carlos Baracho)
10 horas ? Diabetes Tipo 2 (Dra. Ernestina Auache)
10h30 ? Doença arterial obstrutiva periférica (Dr. José Fernando Macedo)

Voltar ao topo