APL´s apostam em tecnologia para aumento de competitividade

Aprimoramento tecnológico para ampliar a qualidade de produtos e promoção das empresas do Paraná em outros Estados e países. Com esta visão, os  Arranjos Produtivos Locais (APL´s) espalhados por todo o Estado têm garantido, com mais competitividade, maior inserção de seus produtos em outros mercados. A informação é da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul.

Um exemplo vem de Arapongas, que congrega o APL do setor moveleiro, como explica o prefeito Beto Pugliesi. ?Quando foi apresentada a linha do programa dos APL´s, objetivos, concepção operacional e os eventuais parceiros, não tivemos a menor dúvida de que estava ali uma poderosa ferramenta para impulsionar o desenvolvimento industrial do nosso município?, afirma.

Para o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, e presidente do APL de Arapongas, Luiz Pontes de Oliveira Filho, as empresas estão definindo estratégias de atuação conjunta para o aprimoramento de seus produtos, com aposta em design, em equipamento e marketing. ?Com parcerias envolvemos também a prefeitura, Governo do Estado, Fiep, Sebrae, instituições financeiras e o Sindicato das Indústrias Moveleiras de Arapongas (Sima)?, explica

Empregos – Em todo o Paraná, milhares de empregos já foram gerados a partir da interação de empresários, governo, instituições de crédito, ensino e pesquisa para a formação de APL´s. Segundo o secretário estadual da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Jacir Bergmann II, apenas em Apucarana, no Norte do Paraná, as 200 indústrias unidas para a produção de bonés geram 10 mil empregos diretos. ?Já em Cianorte, no Noroeste, onde está o APL das indústrias de confecções, o setor emprega 12 mil funcionários garantindo renda para toda a região?, conclui.

Atualmente, o Paraná possui 22 Arranjos Produtivos Locais como os de   confecção em Cianorte; bonés em Apucarana; derivados da mandioca em Paranavaí; portas e janelas de madeira em União da Vitória; malhas em Imbituva; metais sanitários em Loanda; roupas para bebês em Terra Roxa; cal e calcário na Região Metropolitana de Curitiba; roupas masculinas no Sudoeste; equipamentos e implementos agrícolas em Cascavel e Toledo e móveis de metal e logística em Ponta Grossa. Estão em fase de implantação os APL´s de louças e porcelanas em Campo Largo, e móveis na região Sudoeste e em Rio Negro.

Voltar ao topo