Aneel garante o fornecimento de energia nas eleições

Para evitar problemas de fornecimento de eletricidade durante as eleições e o período de apuração, as distribuidoras de energia elétrica de todo o País deverão adotar medidas especiais para garantir o fornecimento normal de eletricidade. A determinação foi enviada hoje pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) às 64 distribuidoras de energia do País, que deverão enviar até quinta-feira à agência, os planos especiais que adotarão.

O comunicado foi enviado também ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O pedido da agência é válido também para o segundo turno do pleito, no dia 27 de outubro. As distribuidoras devem reforçar a manutenção preventiva nas regiões das zonas e seções eleitorais e manter um canal permanente de comunicação com os tribunais regionais eleitorais para tratar de assuntos relacionados ao abastecimento de energia nas localidades de votação.

A Aneel recomendou também que seja reforçada a estrutura de atendimento das empresas para que possam atuar com mais agilidade, caso seja necessário. A Ouvidoria da Aneel funcionará no domingo em esquema de plantão e estará em contato com o TSE e com os tribunais regionais para resolver qualquer problema.  O ONS vai repetir no dia das eleições o mesmo esquema utilizado nos jogos do Brasil na Copa do Mundo para garantir o funcionamento do sistema elétrico no País. As equipes de manutenção e de inspeção das empresas, por exemplo, estarão em alerta para solucionar eventuais problemas com mais rapidez.

Outra providência será a revisão dos cronogramas de manutenção das empresas. Entre o próximo sábado e a segunda-feira após as eleições, as empresas somente desligarão equipamentos de geração e transmissão para manutenção se estes aparelhos não forem fundamentais ou se a manutenção for inadiável. As usinas deverão operar com plena capacidade de geração de energia.

Voltar ao topo