Alonso é penalizado por conduta antidesportiva na F1

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu nesta sexta-feira (04) punir severamente o espanhol Fernando Alonso por má conduta na segunda sessão de treinos livres para o GP da Hungria, realizados no Circuito de Hungaroring. Serão acrescidos dois segundos ao tempo do piloto da Renault em cada uma das sessões que definirão o grid de largada.

Pouco antes da metade dos treinos de hoje, Alonso acabou sendo atrapalhado e se desentendeu com o holandês Robert Doornbos, piloto de testes da equipe Red Bull. Nervoso, o piloto da Renault, além de fazer gestos, acabou fechando o holandês em uma curva, o que poderia ter provocado um acidente.

Por esse motivo, a FIA decidiu ouvir os dois pilotos, para poder tomar uma decisão. Inicialmente, a entidade não tinha intenção de punir o espanhol. Mas, após analisar as imagens ela considerou "imprópria e perigosa" a conduta de Alonso e acabou aplicando a penalização.

Além disso, em outro momento do treino, Alonso não respeitou uma bandeira amarela e continuou a acelerar o carro, o que foi considerado "inaceitável" pela FIA. Após saber da punição, o espanhol se defendeu afirmando que "não entendeu os motivos e que estavam dando valor demais para uma coisa que sempre ocorria nos treinamentos".

Com essa punição, o espanhol deve ficar no pelotão intermediário do grid de largada na Hungria, o que pode comprometer a sua corrida. Líder da temporada com 100 pontos, o espanhol viu a sua diferença para Schumacher cair de 25 para apenas 11 pontos nas últimas três provas.

O treino classificatório que definirá o grid de largada para o GP da Hungria acontecerá neste sábado.

Albers perde dez posições

O piloto holandês Christijan Albers vai perder dez posições no grid de largada para o Grande Prêmio da Hungria, já que a sua equipe, a Midland, foi obrigada nesta sexta-feira a trocar o motor de seu carro. "É isso: nova corrida, novo motor. Tivemos de fazer a mudança, não havia outra solução", contou Albers.

Pelo regulamento da FIA, os carros devem manter o motor por duas corridas, do contrário, serão penalizados com a perda de posições no grid de largada.

Voltar ao topo