Agenda de Lula e Bush incluirá África e Haiti

A ampliação da cooperação entre Brasil e Estados Unidos na África será discutida, em Camp David, no encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente dos EUA, George W. Bush, de acordo com o diretor sênior para o Hemisfério Ocidental do Conselho Nacional de Segurança dos EUA, Daniel Fisk. Haiti também consta da pauta de discussões, enquanto Cuba e Venezuela ‘devem aparecer na agenda’, reconheceu.

Sobre a África, devem ser discutidas a questão de Guiné Bissau, para o fortalecimento das instituições democráticas, e aprofundamento do combate à malária em outras regiões do continente africano. Com relação ao Haiti, "a liderança de Lula é muito apreciada", disse Fisk ao citar que os dois presidentes devem ser abordar questões para o desenvolvimento do país onde o Brasil lidera uma missão da Organização das Nações Unidas (ONU).

Quando questionado sobre a possibilidade de criação do Banco do Sul, iniciativa do venezuelano Hugo Chávez, Fisk, diplomaticamente, observou que isto "depende dos interesses nacionais do País (Brasil)". Mas ele reconhece que devem aparecer na agenda os tópicos Cuba e Venezuela. "É possível que se discuta Irã também. Os presidentes já discutiram Oriente Médio anteriormente. O ambiente é informal e diversos assuntos podem surgir", acrescentou sobre o encontro na casa de campo dos presidentes dos EUA.

Voltar ao topo