Adolescente é apreendido com arma e três quilos de maconha

Um rapaz de 17 anos, acusado de tentar vender uma arma e drogas, foi apreendido pela Polícia Militar em Guarapuava, região central do Estado, por meio de denúncia feita ao telefone de emergência 190. Imediatamente, a equipe foi até o bairro Industrial, para verificar a veracidade das informações repassadas. Na abordagem, foi confirmado que o rapaz portava um revólver calibre 32.

Como o adolescente estava sem documentos, os policiais foram até sua casa, para que pegasse a carteira de identidade. No local, a mãe permitiu que fosse feita uma vistoria na casa. No quarto do rapaz foi encontrada uma sacola, embaixo da cama, com 3,280 quilos de maconha. Havia ainda um aparelho de som sem documentação. Tudo foi apreendido e o adolescente, e a mãe, levados para a delegacia.

Prevenção ? Para prevenir situações como essa, a Polícia Militar criou a Patrulha Escolar Comunitária. Os policiais militares da Patrulha são consultores de segurança para a comunidade escolar. Diretores, professores, alunos, pais e funcionários das escolas atendidas pelo programa são orientados a atuar de forma a criar uma ?barreira?, evitando que a criminalidade venha a fazer parte da rotina dos estudantes. A redução de crimes em escolas chega a 30%, em média.

Uma das formas de atuação dos policiais militares que integram a Patrulha Escolar Comunitária é informar pais, alunos e professores sobre maneiras de reduzir a violência. É o que acontece, por exemplo, no colégio estadual Zulmira Marchese, em Cornélio Procópio, Norte do Estado. Na última segunda-feira (29) o cabo Fábio Willian Martins da Costa fez uma palestra na escola, abordando temas como civismo, cidadania, o papel da família na sociedade e a importância dos pais na educação dos filhos.

Voltar ao topo