Acordo assinado entre BNDES e MDS beneficiará 42 municípios

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, assinaram nesta quarta-feira (26/10), em Brasília, um acordo de cooperação técnica que prevê incentivo à inclusão produtiva em regiões pouco desenvolvidas do Brasil. MDS e BNDES apoiarão programas e ações em 42 municípios.

Na cerimônia, o ministro Patrus Ananias ressaltou o trabalho conjunto entre técnicos do banco e do Ministério: ?Cumprimos os cronogramas de reuniões para concluir o convênio, agora vamos continuar com o mesmo pique de trabalho para executá-lo?. Ele também falou sobre os objetivos do acordo. ?Estamos priorizando ações complementares, promovendo a integração de políticas emergenciais e emancipatórias que promovam a geração de trabalho e renda, além do desenvolvimento local e regional?, explicou. Guido Mantega elogiou o Bolsa Família, que classificou como o maior programa social de toda a América Latina, e disse que o programa tem um impacto social muito grande que ainda não foi totalmente dimensionado. ?Estamos felizes com este convênio porque o BNDES quer ser parceiro atuante nas ações do Ministério?, afirmou.

O acordo, válido por 48 meses, pretende melhorar a qualidade de vida das populações de municípios pobres. Os municípios selecionados seguiram alguns critérios: população entre 20 mil e 500 mil habitantes, Índice de Desenvolvimento Humano/renda abaixo da média nacional, cobertura do Programa Bolsa Família e do Programa Saúde da Família acima de 50% e participação em um Consórcio de Segurança Alimentar e de Desenvolvimento Local (Consad).

Voltar ao topo