Ação integrada fiscaliza estabelecimentos na Ilha do Mel

Equipes que participam das vistorias da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) estiveram, no último sábado, em estabelecimentos na Ilha do Mel. Os três bares eram alvos de denúncias de irregularidades, que foram constatadas na vistoria. Os proprietários foram intimados pela Vigilância Sanitária, um foi notificado pela Receita Estadual e o Corpo de Bombeiros notificou dois dos estabelecimentos. "Estamos conseguindo o nosso objetivo que é trabalhar pela qualidade de vida. Os locais notificados já estão sendo regularizados", afirmou o responsável pela Assessoria Comunitária da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Benjamin Zanlorenci Junior, que comanda as ações da Aifu.

As denúncias de irregularidades foram recebidas pelo serviço de inteligência das polícias Militar e Civil que vistoriaram também pousadas anexas a bares. Nesses estabelecimentos, a revista geral nas dependências foi feita com o auxílio de cães farejadores da Polícia Civil. De acordo com Zanlorenci, o trabalho dos cães reforça a operação da Aifu, uma vez que os animais são treinados para encontrar principalmente vestígios de drogas. "Além disso, usamos também o helicóptero disponibilizado para as operações policiais pelo governo estadual, que não mediu esforços para apoiar as ações da área da segurança pública", relatou Zanlorenci. As blitze da Aifu estão sendo realizadas, além de na Ilha do Mel, em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Paranaguá.

Balanço

Esta foi a 15.ª operação da Aifu desde que começou a Operação Verão. Até o momento foram vistoriados 59 estabelecimentos. A Polícia Militar abordou 821 pessoas. Houve detenção de usuários de drogas, motoristas imprudentes e pessoas que vendiam bebida alcoólica para menores e mantinham máquinas de jogos de azar. "Também foi presa um homem acusado de movimentar o jogo do bicho em Guaratuba e que usava um dos maiores e mais tradicionais restaurantes daquela cidade como fachada", disse o delegado da Polícia Civil Clóvis Galvão, que integra a Aifu. "Fazemos um trabalho integrado, onde os resultados são visíveis a cada operação", comentou Zanlorenci.

Medidas administrativas

As medidas administrativas são maioria entre as notificações feitas pela Aifu até o momento no litoral do Paraná. A Receita Estadual aparece em primeiro lugar na emissão de notificações. Em todos os locais vistoriados foram detectados problemas com relação principalmente a recolhimento de impostos. Quatro locais tiveram as atividades comerciais paralisadas. Outro problema bastante comum no litoral foi percebido pelo Conselho Tutelar, que emitiu 61 notificações, sendo a maioria para os proprietários, que não informavam sobre, por exemplo, a proibição da permanência de menores ou de venda de bebida a adolescentes, conforme a legislação. A Vigilância Sanitária também encontrou produtos vencidos, condições inadequadas de segurança e higiene e notificou os responsáveis.

Voltar ao topo