Ação integrada de fiscalização faz primeira operação em Paranaguá

Bares e lanchonetes de Paranaguá foram vistoriados pela primeira vez pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU). Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), os integrantes dos órgãos estaduais puderam realizar o trabalho de inspeção em sete locais. Apoiados pelas polícias Militar e Civil, integrantes da Receita Estadual, Instituto Ambiental do Paraná, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros e outros que fazem parte da AIFU vistoriaram sete estabelecimentos. "Nosso trabalho é em prol da qualidade de vida dos moradores e veranistas. É uma ação para conter eventos que possam resultar em problemas de segurança pública", afirmou o responsável pela Assessoria Comunitária da Sesp, Benjamin Zanlorenci Junior.

Dois dos locais visitados foram fechados porque os proprietários não apresentaram a documentação necessária para o funcionamento das casas. Ao todo a Polícia Militar fez a abordagem a 151 pessoas. "A revista pessoal é importante para verificar se há pessoas armadas e para garantir a segurança dos fiscais que trabalham na Ação Integrada", disse Zanlorenci. As pessoas presentes, lembrou, não precisam ficar constrangidas por serem revistadas. Quem acompanhou a operação em Paranaguá aprovou a iniciativa da Secretaria da Segurança Pública. "A gente tem família e se sente mais tranqüilo quando acontece uma operação destas", disse o padeiro Cláudio Gregório Pereira Junior, que mora há 30 anos próximo ao cais do porto, uma das áreas que tiveram os bares fiscalizados.

Resultados

Além do fechamento dos dois bares, uma pessoa foi detida pela prática do jogo do bicho. A senhora foi encaminhada para a delegacia da Polícia Civil para as providências legais. Dois adolescentes que freqüentavam um bar sem uma pessoa responsável por eles foram levados para casa pelos integrantes do Conselho Tutelar, que orientaram os pais sobre o fato. Houve ainda a vistoria a dois veículos suspeitos e a emissão de três notificações de trânsito. Duas motos que estavam com a documentação irregular foram recolhidas. Numa rua conhecida por ser ponto de prostituição os conselheiros tutelares encontraram uma adolescente que foi levada para a casa de abrigo do Complexo Aníbal Roque.

Retorno

As fiscalizações da AIFU acontecerão durante todo o verão nos sete municípios do litoral que integram a Operação Verão. Os locais a serem abordados são aqueles onde há denúncias de irregularidades, bem como problemas como tráfico de drogas e prostituição. No momento da vistoria são emitidas as notificações e autuações. Mas a fiscalização não pára aí. Sem avisar, a coordenação da AIFU está retornando aos locais visitados para verificar se os proprietários tomaram as providências. "Voltamos a bares vistoriados em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba e verificamos que as determinações estão sendo cumpridas", afirmou o delegado da Polícia Civil, Clóvis Galvão, que integra a coordenação da AIFU.

Voltar ao topo