Abiec vai retaliar embargo chileno à carne brasileira

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) está preparando uma retaliação contra o embargo imposto pelo Chile à carne bovina brasileira. A informação é da gerente de marketing da Abiec, Andrea Verissimo

Segundo ela, foram detectados no salmão chileno a presença de corantes que são proibidos pelo Codex alimentar internacional. "O Chile exporta este produto que está fora das regras internacionais e vamos divulgar isto para o mundo", disse ela durante a Primeira Conferência de Agronegócios da Link Corretora – MB Agro.

De acordo com Andrea, amostras de salmão já estão sendo analisadas em laboratórios credenciados e a expectativa é de que a partir do próximo mês esta divulgação comece a ser realizada. A medida contra o salmão chileno é uma forma de pressionar o Chile a retomar suas compras da carne bovina brasileira.

Ela afirmou que, assim como o Brasil, a Argentina também registrou focos de aftosa e o Chile embargou a carne dos dois países seguindo normas técnicas. "Mas o Chile voltou a comprar a carne argentina de todo o país e do Brasil apenas de dois estados, desrespeitando as normas da Organização Internacional de Epizootias, a OIE", disse. "Queremos apenas que o Chile respeite as normas internacionais", explica.

Voltar ao topo