Abertas inscrições para o maior evento sobre a cultura da soja do Brasil

Já estão abertas as inscrições e disponíveis as instruções para o envio de trabalhos científicos para o 4º Congresso Brasileiro de Soja (CBSOJA), que terá como tema Complexo Soja, vencendo os desafios. O evento será realizado no Centro de Exposições e Eventos de Londrina, em Londrina (PR), de 5 a 8 de junho de 2006 pela Embrapa Soja, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os ingressos diretos pelas exportações do complexo soja contribuem com mais de US$ 10 bilhões anuais. Além disso, gera benefícios indiretos de outros US$ 50 bilhões, distribuídos ao longo da sua extensa cadeia produtiva. O Brasil é o segundo produtor mundial de soja – atrás apenas do Estados Unidos – com 51,7 milhões de toneladas produzidas na safra 2004/2005. ?A demanda mundial por grãos de soja vem crescendo a um ritmo de quase cinco milhões de toneladas/ano, desde 1970?, explica o pesquisador da Embrapa Soja, Amélio Dall?Agnol, presidente do evento. Tudo indica que essa demanda continuará crescendo nos próximos anos e o Brasil tem condições de ampliar a área de produção e também dispõe de tecnologias para produção sustentável de soja.

Segundo Dall?Agnol, o IV CBSOJA pretende apresentar um panorama sobre o agronegócio da soja no País e no mundo, mostrar suas potencialidades, seus gargalos e os desafios da pesquisa para a sua solução. Temas como o desenvolvimento de tecnologias para o controle da ferrugem da soja; para onde caminha a indústria de defensivos na era da biotecnologia; um panorama da soja geneticamente modificada tolerante a herbicidas; as ameaças e as oportunidades do cultivo da soja na Amazônia e os impactos e as mudanças climáticas no processo de produção de soja são alguns tópicos a serem debatidos no evento.

O processamento e a utilização da soja no mercado nacional e internacional, também terão destaque no IV CBSOJA, onde serão abordados aspectos relativos aos ingredientes industrializados, aos produtos de uso direto pelo consumidor, à oferta e à demanda de crescimento do mercado. ?Além disso, queremos mostrar as oportunidades e as perspectivas para o aproveitamento da soja para usos não alimentares, como produção de biodiesel?, diz.

De acordo com Dall?Agnol, as distâncias dos centros de produção e de comercialização da soja no País, aliada à predominância do transporte rodoviário, muito mais caro que o ferroviário e hidroviário, contribuem para incrementar os custos de produção e a perda de competitividade da soja brasileira no mercado internacional. Este problema e as propostas do governo para sua solução serão analisados, durante o evento.

A programação completa está disponível no site do evento http://www.cnpso.embrapa.br/cbsoja/. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por este site. Mais informações no fone (43) 3371-6336 ou pelo e-mail: cbsoja4@cnpso.embrapa.br.

Voltar ao topo