14 partidos devem fazer convenção até o dia 30

Brasília ? Até o dia 30 de junho, os partidos políticos interessados em participar das eleições de outubro devem fazer suas convenções partidárias nacionais e estaduais em todo o país. É o que determina o Calendário Eleitoral 2006, estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O PSDB foi o primeiro dos 17 partidos com representação no Congresso a realizar convenção nacional. No domingo (11), em Belo Horizonte (MG), o partido confirmou a indicação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin como candidato oficial do partido à Presidência da República.

As próximas convenções nacionais, do PDT e do PPS, estão marcadas para o dia 19, ambas no Rio de Janeiro. Já a convenção nacional do PFL, que oficializa a coligação com o PSDB e a indicação do senador José Jorge para vice na chapa de Geraldo Alckmin, deve acontecer no dia 21 em Brasília.

O Psol e o PT marcaram suas convenções nacionais para o dia 24, este em Brasília e aquele em Serra da Barriga ? União dos Palmares (AL). Na capital federal também ocorrerão as convenções do Partido Socialista Brasileiro (PSB), no dia 28, e a do PCdoB, no dia 29.

O Partido Verde fará sua convenção nacional no dia 29, em Curitiba, e o Partido Social Cristão (PSC), no Rio de Janeiro, dia 30.

PL, PTB, Prona, PTC e PRB ainda não divulgaram as datas de suas convenções nacionais. Já o PMDB e o PP anunciaram que não vão realizar convenção nacional. O PMDB chegou à decisão de não realizar convenção nacional em uma reunião da sua Executiva, na última segunda-feira (12). Apesar disso, ainda pode haver disputa em torno do evento. No mesmo dia da reunião, o deputado Eduardo Cunha (RJ) disse que iria à Justiça para garantir a realização da convenção caso o edital de convocação do evento não fosse publicado até quarta (14) – e não houve publicação.

Nas convenções, os partidos escolhem seus candidatos e definem as alianças políticas que farão com outras legendas. Neste ano, vão ser eleitos o presidente da República e seu vice e 27 senadores (um terço do total), além dos deputados federais e estaduais e os governadores e seus vices nos 26 estados e no Distrito Federal. O primeiro turno das eleições gerais de 2006 será realizado em 1º de outubro, e o segundo, no dia 29 do mesmo mês.

A Radiobrás noticiará o resultado das convenções nacionais, com destaque para a composição das chapas majoritárias dos partidos e coligações em nível nacional, como prevê o Protocolo de Compromisso com o Cidadão, publicado pela empresa em 9 de maio. Seguindo as orientações do protocolo, os veículos da Radiobrás no rádio, na televisão e na Internet estão acompanhando o processo eleitoral de 2006 de acordo com o calendário oficial definido pelo TSE. Esse mesmo critério marca o início da cobertura jornalística das campanhas eleitorais dos candidatos e dos partidos para 6 de julho, quando a Justiça Eleitoral autoriza o início da veiculação da propaganda partidária.

Toda a cobertura eleitoral da Radiobrás está sendo realizada por uma editoria especial, composta de jornalistas e comunicadores dedicados exclusivamente a esse tema, desde o dia 10 de maio. A cobertura dos assuntos relacionados a Estado, governo e cidadania, temas permanentes da pauta da empresa, continua normalmente. Essa distinção foi adotada para garantir que a cobertura dos temas do cotidiano não sofra interferência da agenda partidária Para que o público possa distinguir facilmente as notícias dedicadas ao tema eleições, as reportagens sobre o assunto estão sendo precedidas do identificador: "Radiobrás – Eleições 2006".

O Protocolo de Compromisso com o Cidadão determina a adoção desses e de outros procedimentos para preservar o caráter público da Radiobrás e também para garantir que o ouvinte, o telespectador e o leitor tenham instrumentos para verificar se os padrões de apartidarismo, equilíbrio e objetividade adotados pela empresa estão sendo cumpridos em seus noticiários.

Voltar ao topo