Uma agradável surpresa

A jovem atriz Juliana Lohman quase não acreditou quando recebeu o convite para interpretar a meiga e estudiosa Teca em Começar de Novo. O espanto tem explicação. O telefonema da produção de elenco aconteceu quando ela ainda estava fazendo a minissérie Um Só Coração, onde vivia a rebelde Antônia, e ela nem sequer sonhava em receber tão rápido um chamado para uma outra produção. Mesmo com apenas 15 anos, Juliana já tem consciência dos “altos e baixos” da carreira de atriz e por isso ficou feliz da vida em poder emendar um trabalho no outro. “Tem muita gente talentosa que fica fora da tevê por muito tempo”, constata.

Animada com a nova personagem, Juliana faz questão de ressaltar que Teca se difere dos outros papéis que já interpretou. A atriz estreou na tevê, em 2001, em Malhação, como a “moleca” Gabi, que gostava de “coisas de menino”, como futebol. Em 2003, Juliana viveu a determinada e segura Pandorinha em O Beijo do Vampiro e, mais recentemente, interpretou a revoltada Antônia. Já Teca é uma menina delicada, carinhosa e muito romântica. “Fazer sempre o mesmo tipo de papel não é legal”, garante a atriz, que está adorando poder representar uma personagem com atitudes “fofinhas e apaixonadinhas”, como ela mesma define.

Segundo Juliana, que fez apenas dois meses de curso de teatro em Niterói, cidade vizinha ao Rio de Janeiro onde mora, ter a oportunidade de fazer papéis distintos está contribuindo muito para o seu aprimoramento como atriz. Como ainda é jovem e está começando na profissão, Juliana recorre à intuição para compor suas personagens, não tendo nenhum outro tipo de preparação. E com Teca não está sendo diferente. “Eu leio o texto e sinto o que está escrito como se fosse a Teca. Não sei o que me dá”, conta, sem saber muito bem como explicar.

Na trama de Antônio Calmon e Elizabeth Jhin, Teca é apaixonada por Betinho, vivido por Kayky Brito, e namora com ele desde os dez anos de idade. Mas o relacionamento dos dois está abalado, pois o galã da fictícia Ouro Negro, além de ser “mulherengo” por natureza, está completamente apaixonado por Márcia Anita, de Luma Costa, uma adolescente extravagante que chegou à cidade. Com ciúmes da rival e muito magoada por ter sido deixada de lado por Betinho, Teca está sendo consolada por Lucas, personagem de Guilherme Bernard, que nutre um grande amor pela jovem. “Acho que vai rolar um quadrado amoroso”, brinca Juliana, que acredita que Teca ainda deve sofrer bastante por Betinho no decorrer da novela.

Novamente

Essa é a segunda vez que Juliana e Kayky trabalham juntos. Em O Beijo do Vampiro, a personagem de Juliana também era apaixonada por Zeca, vivido por Kayky, mas não conseguiu namorar com ele. Juliana está muito feliz de poder contracenar de novo com o amigo. “Fico mais segura, pois já sei como ele é e conheço a forma como interpreta”, destaca. O primeiro beijo técnico de Juliana também aconteceu com Kayky, agora em Começar de Novo. A atriz assume que não sabia exatamente como era um beijo técnico, mas conta que aconteceu naturalmente, sem nenhuma regra. “Foi uma novidade para mim, mas não é nenhum bicho-de-sete-cabeças”, brinca.

Juliana também está muito contente por estar fazendo novamente uma novela de Calmon. Para ela, um dos aspectos mais interessantes do texto do autor é utilizar palavras comuns ao vocabulário jovem. “O Calmon é superatualizado. Ele conhece as gírias que a gente usa”, comenta. Como já fez em outros trabalhos, principalmente em Um Só Coração, em que era a única menor de idade do elenco e contracenou com grandes nomes da tevê, Juliana continua procurando observar o trabalho de atores mais experientes e absorver o máximo de conhecimento que pode, pois, segundo ela, essa é uma ótima maneira de melhorar sua própria interpretação. “O Carlos Vereza, por exemplo, sempre me apóia e me dá uns toques. Outro dia, ele me elogiou e eu fiquei muito feliz”, relembra, toda prosa.

Voltar ao topo