Um hobby transformado em livro

Um cara apaixonado por computador, mas preguiçoso e que sempre dá um jeito de tentar escapar do trabalho. Esse é Pessê, personagem criado pelo curitibano Cássio Salgado.

As histórias de Pessê representam uma sátira da relação entre chefes e subordinados. As 102 tirinhas que foram publicadas por Salgado nos últimos dois anos estão no recém-lançado livro Pessê em hoje eu não vou fazer nada!.

Pessê nasceu durante as aulas de cálculo, na faculdade de Informática, em 1991. “Eu ficava desenhando na aula porque não entendia nada. Surgiu o Pessê, um personagem preguiçoso, que não conseguia entender o conteúdo. Depois, Pessê passou para o ambiente corporativo. O personagem dá desculpas para não trabalhar”, explica Salgado.

As tirinhas de Pessê são repassadas, por intranet, para todos os colaboradores no Brasil do banco HSBC, onde Salgado também trabalha. As tirinhas são divulgadas todas as terças e sextas-feiras.

Tudo começou com um concurso interno sobre os hobbys dos empregados e Salgado foi selecionado para mostrar sua atividade paralela em uma revista internacional da empresa.

O personagem agradou e surgiu a idéia, dentro do próprio banco, de distribuir as histórias de Pessê aos funcionários. As tirinhas começaram a ser encaminhadas aos colaboradores no final de 2006.

E a seleção delas compõe o novo livro. Pessê em hoje eu não vou fazer nada! é a segunda publicação de Salgado. A primeira publicação tinha histórias também no mundo corporativo e outras desenhadas pelo curitibano anteriormente.

Salgado é um autodidata. Nunca fez um curso de desenho, mas sempre conseguiu o apoio da família, que dava livros e o incentivava. Com influência dos cartunistas Sérgio Aragonês, Angeli, Laerte e Billl Watterson, começou a fazer as tirinhas.

Além de Pessê, ele também é responsável pelos personagens Vô Coxa e sua turma; pelo japonês Takara; roqueiro Jethro, o tal; irmãos Mano e Biga; e os quero-queros Coutinho e Pereira.

Outras informações sobre o autor e seus personagens no www.salgadocartoons.com.br..

Voltar ao topo