Thiago Rodrigues diz ser pé no chão e não se importar com o assédio

tv31.jpgO ator Thiago Rodrigues é do tipo pé-no-chão. O intérprete do correto e simpático Bernardo, protagonista da nova fase de Malhação, aparentemente não se deixa influenciar pelo assédio exagerado das fãs do folheteen. Tanto que não demonstra nenhum deslumbramento com a recente fama. Thiago garante que procura não dar ouvidos aos incontáveis você é lindo! que escuta diariamente. ?Não dá para acreditar nisso, senão desvio da minha rota. Até outro dia, só minha avó falava que eu era lindo?, diverte-se o ator de 24 anos. Na verdade, o que Thiago quer é se firmar como ator e fugir de ser taxado como apenas mais um rostinho bonito na tevê.

 Dentro desse espírito, o ator mal consegue disfarçar o entusiasmo ao lembrar de uns idosos que, outro dia, o pararam na rua para elogiar sua atuação. Thiago também fica com um sorriso de orelha a orelha quando consegue achar uma carta, entre as centenas que recebe, que faça críticas a sua atuação e não apenas elogie sua aparência e peça objetos pessoais. Tanta preocupação em ser reconhecido pelo seu trabalho até se justifica. Thiago sabe que, em geral, não é fácil conseguir um lugar ao sol como ator. Só para entrar em Malhação, foram três anos consecutivos fazendo testes. Mas ele nunca se deixou abater e continuou insistindo na carreira, sempre contando com o apoio da família, principalmente, da mãe e da avó. ?Eu até ficava chateado por não passar nos testes, mas depois compreendia. Acho que é o personagem que pega o ator?, filosofa.

 É justamente essa serenidade que ajuda Thiago a lidar muito bem com as cobranças que inevitavelmente surgem, muitas motivadas pelo grande sucesso da temporada passada. ?Às vezes, me cobram uma atuação brilhante, mas eu ainda preciso de tempo para chegar lá?, reconhece. Segundo ele, interpretar Bernardo é justamente um ótimo exercício para se aprimorar como ator, pois o personagem ao mesmo tempo que tem o vigor e a alegria da juventude, vive uma delicada situação: Jaque, de Joana Balaguer, está grávida dele e quer se casar, mas ele é apaixonado por Betina, vivida por Fernanda Vasconcelos. ?O Bernardo não sabe se age movido pela responsabilidade ou pelo amor. Esse conflito é muito rico para um ator?, avalia.

 Thiago garante que não teve nenhuma preparação específica para esse personagem. Em grande parte, porque considera a personalidade de Bernardo muito semelhante a sua. Para o ator, existe apenas uma diferença relevante entre eles. Enquanto Thiago foi criado pela mãe e pela avó pois seus pais são separados , Bernardo cresceu em um ambiente masculino. Thiago procura apenas observar no seu cotidiano e em filmes dados que tenham a ver com a postura de Bernardo. Recentemente, assistiu ao longa O Fantasma da Ópera, de Joel Schumacher, prestando atenção ao grande amor de um professor de canto, que teve a face deformada, por uma soprano..

Queridinho da vovó

Quando criança, Thiago Rodrigues não sabia exatamente que queria ser ator, mas já fazia de tudo para chamar atenção e para ser visto. Em uma festa de final de ano no colégio, ele subiu no palco sem ter sido chamado pegou o microfone e mandou um beijo para a sua avó. As estripulias, no entanto, não se restringiam à escola. Uma vez, ele foi assistir a uma apresentação da Xuxa em uma casa de show na Zona Sul do Rio de Janeiro e novamente invadiu o palco só para aparecer ao lado da rainha dos baixinhos. Eu sempre tive essa vontade de aparecer, de mostrar o que eu penso, de me comunicar com o mundo, justifica.

 A descoberta da interpretação surgiu aos 15 anos. Como em geral acontece com os adolescentes, Thiago estava passando por uma fase conturbada e ficando rebelde por achar que as pessoas não lhe davam ouvidos. Ele começou, então, a fazer um curso de teatro e percebeu que a atuação era o meio que ele precisava para aparecer e, ao mesmo tempo, conseguir se comunicar de forma útil e produtiva. Thiago se apaixonou pela profissão e não parou mais de estudar. Fez cursos de interpretação com Ricardo Blat e o curso de formação de atores da CAL Casa de Artes de Laranjeiras no Rio. Durante esses cursos, ele teve a oportunidade de encenar três peças infantis e adorou a experiência de atuar para crianças. As crianças, na maioria das vezes, entendem muito mais a emoção que o ator coloca em cena do que um adulto, valoriza. Em setembro de 2003, Thiago começou a fazer a Oficina de Atores da Globo, onde ficou até maio de 2004.

Voltar ao topo