Temas populares e do cotidiano entram em exposição na Biblioteca Pública

Temas populares e do cotidiano do Brasil estão na exposição do artista plástico Mario de Araujo que será aberta nesta quinta-feira (16), no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná. A mostra, com 23 obras, reúne os mais recentes trabalhos do artista primitivista.

?Estou num momento de inspiração e com mais liberdade de criar?, comenta Mario, ao justificar que seus trabalhos mais recentes trazem pequenas diferenças dos anteriores, principalmente no enfoque dos temas. A técnica é a mesma: acrílico sobre tela. ?Neste momento de paz e de amadurecimento só quero pintar?, admite.

Uma das características do artista primitivista é preencher todos os espaços da tela. São sempre muito coloridos, ?refletindo a alma alegre do brasileiro?. E isso dá nome à mostra: Brasilidade.

Carreira ? Mario nasceu em Antonina. Descobriu suas habilidades artísticas aos 12 anos, em teatro de fantoches, roteiros para teatros de colégio, samba-enredo de escolas de samba, desenhos e restauração de pinturas sacras. O artistas é responsável pela restauração da Igreja de São Benedito, em Antonina.

Depois de 20 anos que saiu da cidade natal, seus trabalhos retratam vários temas, envolvendo folclore, paisagens, casarios, lavadeiras, procissões e festas de Antonina. Suas obras reforçam acervos de todo o País, incluindo galerias em Londres, Áustria e na Embaixada do Brasil em Roma. Participou de salões em Antonina, Parananguá, Porto Alegre, Ceará, Curitiba e São Paulo.

Serviço:
?Brasilidade? – Mario de Araujo
Data: 16 a 31 de agosto
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133.

Voltar ao topo