Se os fãs de Sandy e Junior Lima estão felizes com o retorno, que já causou grande alvoroço desde que foi anunciado, eles deveriam agradecer ao responsável por tudo isso. Se fosse parar para pensar, Xororó, cantor e pai da dupla, deveria receber o título de pai do ano por ter conseguido convencer os irmãos de algo que o público pedia desde que Sandy & Junior se separaram, em 2007. Até ele está emocionado com o momento e confessou estar extremamente feliz com tudo o que tem visto.

A confirmação de que Xororó foi o responsável por este retorno veio ainda no dia 13 de março, durante a coletiva de imprensa em São Paulo, quando a dupla anunciou que voltaria para uma turnê comemorativa. “Se vocês quiserem agradecer ao responsável por tudo isso, agradeçam ao nosso pai, porque tudo só está acontecendo por causa dele”, disse Sandy durante a coletiva que anunciou os 10 shows pelo país na turnê Nossa História. 

Fique por dentro: veja todas as notícias sobre o retorno da dupla Sandy & Junior

Podemos dizer que houve um 'complô' do bem de toda a família para que o retorno acontecesse. Foto: Reprodução/Instagram.
Podemos dizer que houve um ‘complô’ do bem de toda a família para que o retorno acontecesse. Foto: Reprodução/Instagram.

Numa entrevista do Gshow, no camarim do Caldeirão do Huck, onde o músico e pai da dupla gravou uma homenagem aos filhos num programa que vai ao ar no próximo sábado (30), Xororó contou como foi para convencer Sandy e Junior. Ele disse que, desde a separação, ouviu por todo o Brasil muitos pedidos para que a dupla voltasse. “Vez ou outra, comentava o que estava acontecendo, até que chegou um dia em que falei de novo, nessas centenas de vezes, e eles disseram: ‘Por que não, pai?’. Agora acho que está um número bacana, 30 anos que a gente começou isso tudo, de repente seria legal”.

Essa conversa aconteceu em janeiro de 2018, enquanto a família toda estava na fazenda de Xororó e podemos dizer que houve um certo “complô” do bem para que a dupla ficasse convencida. “Começou com uma brincadeira e aí o Xororó tocou de novo no assunto. Um olhou para outro, e o Lucas [Lima, marido de Sandy] disse: ‘Vocês iam se divertir muito’. E eles pensaram mesmo que poderia ser legal”, completou Noely, mãe de Sandy e Junior, também ao Gshow.

+Leia também: Turnê de Sandy & Junior vai ter exposição com história da dupla

Apesar de ter sido vista com bons olhos pelos irmãos, que hoje estão com 35 [Junior] e 36 anos [Sandy], essa conversa ainda era uma brincadeira, mas a coisa ficou séria quando a dupla soube que a equipe já tinha até parceiros para caso eles topassem a turnê. “No final do ano passado, o pessoal da equipe falou: ‘Olha, se vocês quiserem, dá para fazer, a gente já tem até os parceiros’. E eles: ‘Ué, vocês já estão tocando isso?’. E a gente falou: ‘Claro, o negócio é sério’”, contou Xororó.

Com a decisão tomada, os irmãos começaram a planejar tudo bem quietos, até que o boato se espalhou em janeiro e já não podiam mais esconder, marcando então a coletiva de imprensa. As apresentações, que a princípio seriam dez, mas já se tornaram 12 pelos ingressos se esgotarem nas primeiras horas de venda e a dupla, motivando dois shows extras, começam em Recife, no dia 12 de julho. A dupla também vai passar por Salvador (13/7), Fortaleza (19/7), Brasília (20/7), Rio de Janeiro (2 e 3/8), Belo Horizonte (17/8), São Paulo (24 e 25/8), Curitiba (31/8), Manaus (13/9) e Belém (14/9).

É fato que Xororó, além de Noely, foi o maior incentivador da dupla desde sempre. Foto: Reprodução/Instagram.
É fato que Xororó, além de Noely, foi o maior incentivador da dupla desde sempre. Foto: Reprodução/Instagram.

Surpresa positivíssima

Desde quando os irmãos anunciaram o retorno comemorativo, não se fala em outra coisa na internet. A notícia levantou tamanha sensação de nostalgia que ficou por cima até mesmo da prisão do ex-presidente Michel Temer, por exemplo. Além da questão emocional, que certamente mexeria com toda uma geração que ouviu Sandy e Junior, do ponto de vista comercial a repercussão da turnê já é extraordinária. Como publicou o colunista João Batista Jr, da Veja, entre contratos publicitários (com a Volkswagen e a operadora de cartão de crédito Elo) e venda de ingressos, a turnê deve faturar R$ 55 milhões. Esse valor pode até aumentar, já que os bastidores vão ser gravados e, embora Sandy e Junior tenham negado que algo esteja sendo planejado, é possível que vire algum tipo de série ou documentário, já que a Globo e a Netflix demonstraram interesse.

No Spotify, por exemplo, o número de ouvintes da dupla aumentou da base de 600 mil para quase um milhão e a tendência é só crescer, já que as buscas por Sandy e Junior também aumentaram na internet. Numa rápida entrevista que já circula na internet depois de ser postada por Luciano Huck, tanto Sandy como Junior disseram que não imaginavam que a comoção com o anúncio do retorno comemorativo seria da forma que foi. “Estar junto não está causando estranheza, o que está causando estranheza é a comoção que tomou conta do povo”, comentou Sandy.]

Foto: Lucas Sarzi/Tribuna do Paraná.
Foto: Lucas Sarzi/Tribuna do Paraná.

Além da dupla, dos fãs e de toda a equipe dos dois cantores, que tem trabalhado incansavelmente desde quando os boatos começaram e, principalmente com a notícia confirmada, a família também está muito feliz com tudo o que está acontecendo. “Cheguei a presenciar episódios assim no auge deles, em ‘Quatro Estações’, no Rock in Rio (2001), então era bem comum. Quando lançava uma turnê era muito comum não precisar fazer mídia porque a mídia já era de ingressos esgotados e sem internet naquela época. Eu ficava abismado de ver as pessoas cantando as músicas lançadas há uma semana. Mas jamais poderíamos imaginar que fosse acontecer o que está acontecendo agora. Estamos muito felizes”, comentou Xororó ao Gshow.

Segundo o cantor, que também sempre foi o responsável por cuidar da carreira da dupla desde o começo, embora soubesse que as conversas estavam vindo, Sandy e Junior não contaram o que tinham decidido. “Me surpreendi com a notícia. Foi um susto para mim e para Noely quando eles anunciaram que iam voltar. A gente não sabia. Como fã, eu também queria muito isso. Pelo menos shows de comemoração”, vibrou.

Como músico, mas nesse momento principalmente como pai, Xororó revelou que já até está se planejando para estar junto com os filhos o máximo que puder. A agenda com Chitãozinho foi até colocada em segundo plano neste momento. “Já reservei minha agenda para estar em alguns shows, faço questão de ver pessoalmente. Nos dez eu não consigo, mas, pelo menos, em metade eu vou (risos)”.

Primeira apresentação da dupla. Foto: Reprodução/TV Globo.
Primeira apresentação da dupla. Foto: Reprodução/TV Globo.

Showzões!

A ideia dos irmãos é fazer grandes shows, para reunir o máximo de fãs possível e relembrar os 17 anos de dupla. “Queremos realmente focar em nossa história, por isso podem esperar um repertório bem cheio de sucessos e daquelas músicas que todos conhecem”, comentou Júnior Lima. Sobre como vai ser o palco, se os shows vão ter balé, por exemplo, Sandy deixou o mistério. “Vão ser shows como fazíamos no passado, bem POPs, então, esperem”.

Diretor da turnê de Sandy e Junior é marido de atriz amiga de Sandy. Foto: Reprodução/Instagram.
Diretor da turnê de Sandy e Junior é marido de atriz amiga de Sandy. Foto: Reprodução/Instagram.

Em entrevista ao jornal O Globo, Raoni Carneiro, escolhido pela dupla para dirigir a turnê de comemoração, comentou que os fãs podem esperar uma grande produção, como o que Sandy & Junior faziam no auge, mas num contexto atual. “O foco do show são as canções. Mas não é um show documental, que vai contar historinha ou ter uma linearidade histórica. Vamos revisitar o repertório botando-o num contexto moderno. É o momento que a gente vive, não tem razão para nos basearmos apenas nas experiências de trás”.

+Fique por dentro: Leia a matéria completa sobre o anúncio da reunião de SJ

Por conta da logística pensada para a turnê, já que começa no Recife e no outro dia vai estar em Salvador, por exemplo, a produção teve que ser grandiosa e Raoni contou que foram feitos dois cenários. “O projeto é tão grande em termos de logística que eu já tenho que ter dois cenários produzidos, duas logísticas, tanto aérea quanto terrestre, sendo disparadas, porque não dá para transportar a tempo”, explicou o diretor geral da turnê, que também é marido da atriz Fernanda Rodrigues, uma das melhores amigas de Sandy.

Apesar de a logística ser o trabalho mais complicado nessa turnê da dupla, o diretor geral dos shows explicou que quem for às apresentações vai ter a mesma experiência. “Prezamos por uma experiência igual em todas as praças, por isso a cenografia, o show, a performance, a banda e o balé são os mesmos em todas as apresentações. Não queremos um olhar intimista. Apenas uma adequação aos espaços físicos que temos. Foi desenhada uma turnê coerente com os artistas grandes que a gente têm no Brasil hoje”, contou Raoni, divulgando ainda que vão ser 13 shows, abrindo então a possibilidade de que se confirme a passagem da dupla por Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, como espera o público de lá.

Última turnê grandiosa da dupla foi com o show que virou DVD, no Maracanã. Foto: Reprodução.
Última turnê grandiosa da dupla foi com o show que virou DVD, no Maracanã. Foto: Reprodução.

Sem o &?

Ao ver a logo de divulgação, logo ficou perceptível que foi retirado o & que unia o nome da dupla. Segundo Junior Lima, foi tudo pensado e a ideia partiu do próprio Raoni Carneiro. “Foi tirado o & e substituído por um simbolo, que significa irmãos. É uma adaptação que a gente se apropriou, mas que é dos gregos. O & saiu porque somos figuras individuais, porém irmãos. Essa é a simbologia”, detalhou o cantor.

Novo nome excluiu o & que ligava Sandy ao Junior. Foto: Divulgação.
Novo nome excluiu o & que ligava Sandy ao Junior. Foto: Divulgação.

Ao jornal O Globo, Raoni explicou que se preocupou em deixar evidente que não é uma volta. “Por isso apresentei para eles a ideia de tirar o “&” como marca e usar os triângulos. Não é mais uma dupla, é um projeto específico que dura 13 shows. É a Sandy se reencontrando com o Junior no palco, e vice-versa. Eles decidiram se unir para isso. Por isso, a ideia dos triângulos. E eles têm todo um histórico de elementos visuais que os marcaram enquanto dupla. Tenho certeza de que, no futuro, todo mundo vai olhar para os triângulos e lembrar que essa foi a turnê especial que fizemos em 2019″.

Além de divulgar o retorno comemorativo, a dupla também divulgou que agora os dois possuem um site. “Finalmente, né gente? Nós chegamos a conclusão de que não tínhamos um site”, brincou Sandy. O endereço, www.sandyejunior.com.br já está disponível. Segundo a dupla, esse também vai ser o meio de fazer com que os fãs possam futuramente se cadastrar para participar de sorteio para entrada em camarim. “Além disso, também vamos disponibilizar um espaço para que cada fã conte a sua história com a gente. Afinal, o nome é ‘nossa história’, queremos saber tudo”, completou a cantora.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Foto: Lucas Sarzi/Tribuna do Paraná.
Foto: Lucas Sarzi/Tribuna do Paraná.

Memes sobre retorno de Sandy e Junior e procura por ingressos divertem fãs