Quem acredita em Deus?

D_5_B160706.jpgDjalma Filho

A resposta parece fácil e óbvia. Porém respostas fáceis e óbvias geralmente mascaram dúvidas indesejáveis, por isso devemos aprofundar a questão (não canso de repetir que a certeza é o disfarce mais covarde da dúvida).

Quem não tem medo da morte? Essa pergunta é necessária porque Deus representa a derrota para a nossa inevitável morte física. E quem não tem medo da vida? Essa outra também é necessária porque Deus representa o antídoto para todas as nossas ansiedades. A resposta para ambas as perguntas é: ninguém. Nada obstante, sempre haverá quem negue temer a vida e/ou a morte, mas enganar a si próprio é direito legítimo de cada um…

Se todos temem a vida e a morte, todos precisam de força e alento para seguir seus dias. Todavia o ponto nevrálgico dessa questão é que, mesmo acreditando em Deus, a humanidade sempre padeceu desses seus dois medos fundamentais. Contraditoriamente, foram esses medos os responsáveis pela evolução da humanidade, porque eles nos mantêm ativos e atentos para tudo o que acontece à nossa volta. Sem eles, talvez já estivéssemos até extintos.

Então, quem acredita em Deus? Repito a pergunta inicial. Penso que uma resposta razoável seria: conscientemente, a grande maioria, mas, inconscientemente, ninguém.

Djalma Filho é advogado.

Voltar ao topo