Projeto social na capital estimula a arte

Quadros que retratam a biodiversidade e resgatam a vida conturbada de menores em situação de risco estão em exposição no Hall da Prefeitura de Curitiba, até a próxima segunda-feira. As obras fazem parte da exposição do Museu de Arte Jovem, projeto social desenvolvido em 20 cidades brasileiras.

Em Curitiba, estão expostas 80 obras selecionadas de cinco escolas participantes: Escola Municipal de Araucária; Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag; Escola Municipal Papa João XXIII; Escola Municipal Professor Herley e Projeto Piá – Vila Nori. Dessas, dez obras foram escolhidas para concorrer na eleição nacional. No dia 12 de dezembro, um júri deve escolher o vencedor, que ganha um computador.

Percorrendo a exposição por acaso, a artista plástica Dorinha D´Aquino se surpreendeu com o sentimento transmitido pelas pinturas. ?É impossível não se emocionar ao ver esses trabalhos?, disse, enquanto observava o quadro O último alimento, que mostrava um pássaro com lágrimas nos olhos. Para a coordenadora nacional do projeto, Meire Gentil, apesar da diversidade, é possível perceber a vida dos jovens retratada nos quadros.

O projeto

Ao todo, o Museu de Arte Jovem atende 2 mil jovens de 12 a 17 anos que recebem aulas de história da arte, técnicas e práticas de pintura. Durante o ano, os jovens são avaliados para verificar melhora de comportamento e das notas no colégio. ?Constatamos uma mudança significativa no convívio social, além de maior disciplina e atenção na sala de aula?, afirmou Meire.

Nem sempre os participantes têm interesse pela arte quando começam o programa, mas o engajamento e interesse logo aparecem, aliado à construção de cidadania. ?Ao trabalhar com a sensibilidade, temos a possibilidade de reconstruir um olhar sobre o mundo e é possível ver os olhinhos dos alunos brilharem?, observou a coordenadora do projeto em Curitiba, Lizete Zem.

O Museu de Arte Jovem é ministrado por voluntários, que não precisam ser grandes conhecedores de arte, apenas se interessar pelo assunto e demonstrar dedicação. Interessados em participar como voluntário em 2008 devem procurar o setor de Projetos da prefeitura no início do ano ou buscar informações nas escolas municipais.

Novidades

Para o ano que vem, a organização estuda uma forma de fazer um leilão dos quadros, com o objetivo de criar um fundo para a ?bolsa universidade?. Seguindo alguns critérios, como bom comportamento e freqüência escolar, no fim do curso será sorteado um curso universitário.

Voltar ao topo