Primeiro violino elétrico do Brasil é fabricado em Curitiba

d81.jpgO violinista, guitarrista e professor de música Danilo L. Zolet é o responsável por criar o primeiro violino elétrico do Brasil. O instrumento foi criado em parceria com a designer de produto Sabine Bunese e  batizado como Tuono. Este é o primeiro violino elétrico de seis cordas com suporte de sustentação construído no Brasil. Ele utiliza novas tecnologias especialmente desenvolvidas e possui qualidade comparável aos mais modernos violinos elétricos importados. O Tuono foi recentemente experimentado pelo violinista mundialmente conhecido Tracy Silverman. O americano disse que o Tuono é um violino tão bom quanto os importados, mesmo sendo o primeiro construído no Brasil: ?Eu tive que construir mais de dez violinos, para chegar a um resultado satisfatório. E vocês já conseguiram em sua primeira tentativa. Diz Silverman, dando os parabéns para Danilo e Sabine.

Um pouco de história

Desde sua origem, o violino passou por inúmeras mudanças tanto na forma quanto na utilização. As mudanças foram feitas para atender a necessidade dos violinistas de um som maior e de melhor alcance. Atualmente, segundo Danilo Loyola, a amplificação é indispensável, pois o violino é um instrumento utilizado não apenas em orquestras, mas também está sendo incorporado em outros contextos, como, por exemplo, em bandas que vão do pop rock ao heavy metal. Devido a estes novos conceitos, surgiu a necessidade de uma gama maior de sons graves, que no violino tradicional não existem. O violino elétrico de seis cordas propicia este alcance, aproximando-se da guitarra. Através de uma combinação entre violino e guitarra, abriu-se um novo horizonte para a exploração musical, conquistando cada vez mais adeptos à utilização do instrumento.

Mais conforto

O Tuono foi desenhado com a grande preocupação ergonômica de aliviar a fadiga do músico centralizada na coluna cervical e nos ombros, através de seu formato dividido em duas asas, sendo que uma se apóia no ombro e outra no peito. Juntamente com o suporte e a alça, um tripé de apoio é formado, deixando o instrumento totalmente fixo ao corpo sem a necessidade de nenhum outro apoio. Para aproximá-lo dos instrumentos modernos, assumiu formas mais angulares e inspiradas na guitarra. Sendo um violino elétrico, pode ser utilizado em conjunto com todos os tipos de processadores de efeito usados principalmente pela guitarra, como distorções, delay, reverb e outros. Assim, o Tuono pode ser usado tanto como violino tradicional amplificado, como um novo instrumento inserido em tendências atuais, não se limitando a segmentos musicais. E nesta migração não deixa nada a desejar em relação a outros instrumentos.

Diferenciais

Entre os grandes diferenciais do Tuono estão:

Mão (voluta) – Em um violino acústico tradicional são utilizadas cravelhas para prender e afinar as cordas. Já no Tuono utilizam-se tarrachas de guitarra para esta função, pois a tarracha possibilita uma maior precisão na afinação.

Trastes: Tradicionalmente o espelho de um violino é liso, sem marcação das notas. No Tuono, seguindo as tendências atuais, os trastes são utilizados para mapeamento e melhor afinação da nota. Eles são aplicados ao espelho de forma a não atrapalharem as técnicas do violino convencional, como o vibrato e glissando.

Captador: O captador é composto por um cavalete tradicional de viola (para o violino de seis cordas) ou de violino (para o de quatro cordas) utilizando a tecnologia de piezo elétrico. Este captador foi desenvolvido também pelo músico Danilo L. Zolet especialmente para o violino, pois, no Brasil, não se encontram opções de qualidade para os violinos de quatro cordas e não existem captadores para violinos de seis cordas.

Suporte peitoral: é um acessório especialmente desenvolvido para a sustentação do violino, juntamente com a alça. O violinista torna-se mais livre e independente, pios não precisa apoiar o instrumento no queixo como nos violinos tradicionais, melhorando sua performance como, por exemplo, cantar e tocar ao mesmo tempo. Este suporte foi criado para este violino.

Danilo L. Zolet anuncia que estará comercializando o violino e também os captadores. Através de pesquisas realizadas com músicos, construtores e lojistas, ele constatou que aqui no Brasil não há nada similar e que nada existe, desde um parafuso até o próprio captador e, claro, o violino, e que há todo um mercado para suprir.?Como violinos elétricos destas características são muito caros para se adquirir, pois só existiam importados e calculando-se o valor em dólares, mais a taxa de 60 por cento para importação e envio, o instrumento sai pelo preço de três fabricados aqui no Brasil. Com isso, decidi construir meu instrumento aqui e agora apresentá-lo ao Brasil.

Violino popular

Danilo já trabalha com o instrumento violino acústico de forma inovadora. Ele é dono da escola de música Talento Musical, em sociedade com o também músico e professor Márcio Amaral. Na escola, os alunos interessados no violino podem fazer um curso inédito, o de violino popular, que não existe em nenhuma outra escola em Curitiba. Neste caso os alunos não aprendem a tocar apenas o clássico no violino, mas também os ritmos populares como country, MPB, rock e outros. O curso conta com rico material de apoio diferenciado como, por exemplo, músicas facilitadas ou não, CD com exemplos e playbacks para acompanhamento e softwares que permitem trabalhar o andamento. A escola está estruturando neste momento o novo curso de violino elétrico, para formar músicos neste mais novo instrumento brasileiro.

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