Praça da Espanha é tomada pela cor vermelha

Quem passar pela Praça Espanha nos próximos dias perceberá que alguma coisa está diferente por lá. Trata-se da obra da artista Patrícia Gerber, um dos mais de 100 nomes que a 5ª Bienal VentoSul traz a Curitiba até o dia 11 de outubro.

Na intervenção de Patrícia, a fonte da praça foi tomada pela cor vermelha, resultado de um corante de uso culinário e não tóxico aplicado na água. O trabalho, intitulado “Fantasmas”, já foi apresentado em Bienais como a de Havana (Cuba) e a de São Paulo.

Segundo a artista, a escolha pelo tom forte simboliza a reflexão sobre o espaço da mulher na América Latina. Ao mesmo tempo, Patrícia faz uma crítica política em relação ao poder e a resistência à exclusão social, ao pudor e a sexualidade. “No trabalho há um incômodo fundamental de conteúdo contestatório, crítico e reflexivo sobre a reprodução de valores morais e códigos massificados que condenam a existência em categorias” explica a artista.

Complementar à intervenção realizada na praça, Patrícia Gerber também traz uma apresentação de slides para o Solar do Barão. Úteros e ovários de variadas formas e estados diferentes são mostrados no trabalho.