Personagens propõem riso e reflexão

Rabzóio, Rinomax, Euvírus e Futrica. Os nomes até parecem receita de xarope infantil, mas existe uma idéia concreta por trás desses personagens criados pelo artista gráfico Guggo. Os quatro são anti-heróis construídos por valores humanos. Traduzidos no papel em figuras engraçadas, em diversas situações eles são flagrados pelo excesso de suas atitudes conceituais aplicadas sistematicamente. Juntos eles formam a Turma do Rabzóio e estão ao alcance do leitor em tirinhas publicadas nos cadernos O Estadinho, sábado, e Almanaque, quinta-feira e domingo, em O Estado.

Segundo Luiz Augusto Glück Rachwal, o Guggo, os quatro personagens são fruto da própria sociedade e sob um olhar atento e irônico eles podem abrir os olhos das pessoas através do humor. Cada um possui uma particularidade escrachada. O primeiro a ser criado, Rabzóio, é uma mistura de rabo com olhos. Com olhos arregalados e uma fita métrica na mão, ele vive medindo os outros sem perceber suas próprias atitudes. ?O Rabzóio vive medindo o rabo dos outros, mas nunca olhou para o próprio rabo?, afirma o autor.

As tiras são indicadas para o público infantil e adulto. No suplemento O Estadinho, a turma passa por situações semelhantes das desenhadas para o Almanaque, só que com uma linguagem direcionada para o público infantil. ?As crianças de hoje têm total acesso a informação e trabalhos como esse servem como preparação prévia e desenvolvimento do senso crítico?, diz Guggo.

Ao publicar essas tiras distintas, o autor cria uma ponte entre duas ou mais gerações consumidoras do mesmo produto. Como ele mesmo afirma, a ação abre uma via de duas mãos em que jovens e adultos dialoguem e aprendam um com o outro. Posteriormente será lançado um filme já aprovado pela Fundação Cultural de Curitiba, com exibição na Cinemateca. A animação, Turisminha e a Turma do Rabzóio em Walking Tur pela Praça Tiradentes, reúne a Turma do Razbóio com outros personagens, como o Turisminha.

Coleção explica os personagens

Engrossando as ações da Turma do Rabzóio, Guggo lançou quatro livros com histórias em quadrinhos onde os personagens centrais se apresentam. Há três anos, o autor teve seu projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura e foram impressos oito mil kits com os livrinhos.

Mil deles foram destinados à Associação Paranaense dos Hemofílicos (APH). A instituição ainda aparece com o personagem Hemofilinho, que aderiu a turma com informações sobre a doença e humor. Assim como Rabzóio, os outros três seguem a mesma linha psicológica. Futrica possui uma língua de trapo e diversas bocas. Como não pára de falar besteiras e fofocar, mal tem tempo de ouvir. Rinomax tem um focinho enorme e duas folhas no lugar do bigode. O personagem mete o bedelho onde não é chamado e cheira tudo que vê pela frente.

Os heróis se completam com Euvírus. Ele é um mutante baixado pela internet. ?Euvírus é filho de uma placa mãe com um hacker desconhecido?, diz Guggo. O personagem vive mudando de forma física e de personalidade. Juntos, os quatro acabam traçando um perfil que abrange uma grande escala social.

Mais informações e aquisição dos livros no site www.rabzoio.com.br. Os exemplares também são vendidos na APH, telefone (41) 3338-3993.

Voltar ao topo