Peça retrata as relações amorosas do século 21

A obsessão de uma mulher de 50 anos por homens mais jovens é o tema central da peça Gina, um monólogo sobre o amor que estreia hoje no miniauditório do Teatro Guaíra. A partir desse ponto de partida, o espetáculo explora as relações amorosas na contemporaneidade.

No monólogo, Gina, interpretado pela atriz Maia Piva, uma senhora no auge de seus 50 anos se apaixona pelos namorados da filha, de 20 anos, e, por meio desse sentimento, acaba construindo universos imaginários, nos quais as relações humanas adquirem um aspecto distorcido.

Para a atriz, de 33 anos, o maior desafio para execução de Gina foi interpretar uma personagem 20 anos mais velha do que ela. “Minha maior preocupação era atingir a profundidade necessária para dar vida a uma mulher de 50 anos”, compartilha.

Propositadamente, a peça utiliza poucos elementos em cena e é focada no texto e na atriz. “Para falar de amor, nada melhor do que uma peça que se aproxime do público da forma mais humana possível”, acredita o autor e diretor da peça, Alexandre França.

A comédia vai ficando tensa durante o transcorrer do espetáculo, na definição do próprio diretor, para quem o texto final acabou surgindo meio que sem querer. “Nem eu esperava que fosse escrever esse texto. Comecei com a ideia de fazer um texto sobre o amor, de forma inusitada, e sobre relacionamentos amorosos na contemporaneidade”, explica. Para o diretor, Gina é o símbolo do desgaste que o romantismo sofreu com o passar dos anos.

“A personagem luta para sobreviver ao tédio da vida contemporânea por meio de relações platônicas que nunca são consumadas”, diz França. Há outros personagens, que não aparecem, mas com quem Gina dialoga, seja pelo telefone ou por e-mails.

A trilha sonora que acompanha a história, assinada pelo pianista Davi Sartori, pontua o tom retrô do espetáculo, ao retomar temas antes interpretados por cantoras como Edith Piaf e Maysa.

Serviço

Gina. De hoje até 18 de outubro, no Miniauditório do Teatro Guaíra. De quarta a sábado, às 21h, e domingo às 19h. Ingressos a R$ 10 (inteira). Mais informações: www.dezoitozeroum.blogspot.com.

Voltar ao topo