Peça faz leitura poética do Evangelho de São Mateus

Cinco atores que se dizem “padeiros”, ocupam uma cozinha e enquanto fazem o pão conversam sobre o “Evangelho de São Mateus”, peça homônima dirigida por Edson Bueno, que volta em cartaz a partir desta quarta-feira (4), no Teatro José Maria Santos.

Extraídos poeticamente do “Oitavo Poema do Guardador de Rebanhos”, de Fernando Pessoa, dois atores interpretam mãe e filho. Eles fazem uma leitura do evangelho, às vezes engraçada e, outras, crítica, baseada no Jesus de Alberto Caeiro (Fernando Pessoa) que conta uma nova possibilidade para a história de Jesus Cristo.

A palavra e a reflexão sobre ela são o centro da ação e fazem conexões com outras leituras do Evangelho, como o filme de Píer Paolo Pasolini, a filosofia de Friedrich Nietzsche, a visão humanista de Clarice Lispector. À medida que o pão vai sendo feito, a história é contada, desde a anunciação até a ressurreição, seguindo o formato poético e filosófico de São Mateus. A criatura humana é colocada num primeiro plano enquanto rituais milenares como o de fazer o pão, comer e beber o vinho são celebrados.

Os atores se revezam entre vários personagens e assumem diversos níveis de interpretação. “Os atores utilizam muito a improvisação na interação com o público, que é convidado a tomar vinho e participar da cena da final da peça: a Santa Ceia”, explica Bueno.

Passados dois anos da estreia, o espetáculo entra na terceira temporada em Curitiba. O Evangelho Segundo São Mateus também fez apresentações no último Festival de Curitiba, além de viagens pelo interior do Paraná e São Paulo.

Serviço:
Teatro José Maria Santos
De 04/11 a 29/11
Quarta a sábado às 20h e domingos às 19h
Ingressos R$10,00 (inteira) R$5,00 (meia)