Orquestra italiana de Toscana faz única apresentação em Curitiba

A Orchestra della Toscana e o violinista Salvatores Accardo, considerado como um dos melhores do mundo na atualidade, fazem uma única apresentação em Curitiba nesta quarta-feira (2), às 21 horas, no Canal da Música, encerrando a programação da Série Latina 2002.
Para o concerto estão programadas três obras de Beethoven: Abertura do Ballet “As Criaturas de Prometeu”, opus 43; Concerto em ré maior, opus 61, para violino e orquestra; Sinfonia nº 2 em ré maior opus 36. “A Latina 2002 é uma das poucas oportunidades que nós temos para entrar em contato com a música clássica internacional”, comentou o maestro Osvaldo Colarusso, diretor artístico da série, que promoveu apresentações de alguns dos mais importantes músicos eruditos europeus da atualidade.
O projeto Latina 2002 é uma iniciativa do governo italiano, através do Ministério de Assuntos Exteriores, Ministério de Bens e Atividades Culturais e do Comitato Nazionale Italiano Musica (Cidim). Em Curitiba, a série é realizada pelo Canal da Música em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura, com patrocínio da Petrobras e da TIM.
Com as crises econômicas na Argentina e Uruguai, que foram em outros anos os principais endereços da série, Curitiba ganhou destaque e teve o privilégio de contar com todas as atrações que fizeram parte da programação da série Latina 2002. Ao todo foram 13 apresentações.
Educação ? Além de atualizar músicos e público, a Série Latina 2002 reforçou o seu caráter educativo. Metade dos ingressos dos concertos foram reservados a músicos e estudantes de música das mais variadas instituições curitibanas. “O objetivo é fazer com que eles entrem em contato com alguns dos mais importantes representantes da música erudita internacional”, diz Ivete Jung, superintendente do Canal da Música.
Cerca de 460 lugares foram reservados em todos os concertos a músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná, Camerata de Curitiba, estudantes da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes Plásticas, Conservatório de MPB, entre outras escolas particulares.

Voltar ao topo