Oficina de teatro é a mais procurada no Festival de Arte da Rede Estudantil

A oficina ?Corpo, Música e Som do Cotidiano? é a que mais tem chamado atenção dos alunos que participam do Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera), em Francisco Beltrão. São 500 estudantes inscritos com o interesse de aprender noções básicas de teatro e expressão corporal nesta atividade, entre as 28 à disposição dos alunos, todas focadas nas diversas áreas da arte.

?A importância de incentivar a expressão corporal nas crianças é que acelera o processo de criatividade?, afirma o oficineiro e coreógrafo, Paulo Guimarães Boiko. No entanto, ele reconhece que a linguagem corporal atualmente não é muito trabalhada com as crianças e ?isso é um grande problema?, confessa. Segundo o oficineiro, os alunos estão aprendendo noções básicas de teatro e expressão corporal e, ainda, a importância do aquecimento antes de iniciar qualquer atividade física e utilização de materiais recicláveis para montar cenários de teatro.

A estudante Daiana Luzza (16), do Colégio Estadual São Luis, do município de São João, disse que já teve experiência com teatro no colégio onde estuda, mas no Fera está sendo diferente. ?A oficina tem muitos alunos, o que facilita a integração entre as pessoas. Estou adorando trabalhar com personagens que envolvem dança e expressão?, comenta. A estudante revela que não sabe se quer seguir carreira artística, mas que quer continuar dançando por um bom tempo.

Por outro lado, o estudante Douglas Ogregon (13), do Colégio Estadual Humberto de Campos, de Santo Antônio do Sudoeste, disse que nunca teve experiência com o teatro. ?Eu nunca havia feito nada parecido em minha vida, mas estou achando muito interessante e diferente. Essa experiência será muito boa para a minha vida?, acredita.

A oficina foi criada porque foi detectada essa necessidade entre as crianças, segundo informação de Boiko. Além do coreógrafo, elaboraram e participam como oficineiros Benedita da Silva, professora de Educação Física, e Mônica Dangui, engenheira ambiental, que auxiliam na importância do aquecimento físico e na montagem de cenários com materiais recicláveis.

Voltar ao topo