Oficina de Música: professores fazem recital no Sesc

Os flautistas James Fenwick Smith e José Ananias, o violinista Yuri Rakevich e os pianistas Olga Kiun e Carlos Assis, professores da 25ª Oficina de Música de Curitiba, estarão se apresentando no Teatro do Sesc da Esquina na próxima terça-feira (16), à 19h. No programa, obras de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Sergei Prokofiev (1891-1953) e Richard Strauss (1864-1949).

Os flautistas Fenwick Smith e José Ananias e o pianista Carlos Assis apresentam a Sonata em Ré Maior, de Mozart. Depois, Fenwick Smith forma um duo com a pianista Olga Kiun para a execução da Sonata em Ré Maior para flauta e piano, de Sergei Prokofiev. Olga Kiun e Yuri Rakevich encerram a apresentação com a Sonata em Mi bemol para violino e piano, de Richard Strauss.

O americano James Fenwick Smith, primeiro flautista da Orquestra Sinfônica de Boston, vem pela primeira vez à Oficina de Música de Curitiba, trazendo a sua experiência de professor em várias universidades americanas. Ele também realiza master classes na China, Japão e Europa. Tem vários CDs gravados com o objetivo de divulgar composições para flauta transversal pouco conhecidas. Esse interesse resultou nas primeiras gravações de peças de compositores como Copland, Gaubert, Ginastera, Koechlin e Cage.

O flautista José Ananias, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, nasceu no Amapá e iniciou seus estudos musicais em São Paulo. Aperfeiçoou-se em Paris com flautistas ilustres. Hoje é constantemente convidado para ministrar aulas nos principais festivais brasileiros e orientar master classes em universidades americanas. O músico gravou quatro CDs, lançados também nos Estados Unidos e Canadá.

O violinista Yuri Rakevich, também integrante da Orquestra Sinfônica de São Paulo, nasceu em Leningrado, atual São Petersburgo, na Rússia, onde iniciou os estudos musicais. É formado pelo Conservatório de Moscou e atuou como solista em concertos para violino e orquestra. Apresentou-se em recitais com o pianista Alexander Bloch na Alemanha e foi integrante do Quarteto Tchaikovsky no México. Trabalhou como concertino da Orquestra Sinfônica de Maily e da Filarmônica de Moscou, na Rússia; como spalla da Orquestra da Ópera e Balé de Belas Artes do México, como solista da Sinfônica de New Hampshire (EUA) e como spalla convidado da Orquestra Sinfônica de Adelaide, na Austrália. Atualmente, além do trabalho com a Osesp, é membro do Quarteto Glazunov.

A pianista russa Olga Kiun descende de uma tradicional família de músicos soviéticos. Começou estudar piano aos 6 anos. Aos 9 anos fez seu primeiro recital solo e aos 12 realizou seu primeiro concerto como solista de orquestra. Em Moscou, estudou no Conservatório Tchaikovsky. Fez doutorado no Conservatório de Leningrado, hoje São Petersburgo, sob a orientação de Pavel Serebriakov. Ao terminar esse curso, integrou o "Mosconcert", extinta sociedade artística estatal, realizando recitais, concertos com orquestra e inúmeras gravações para a Rádio e Televisão por toda a ex-União Soviética.
Tocou na Romênia, Búlgaria, Polônia, Uruguai e Peru. Apresentou-se pela primeira vez no Brasil em 1991, em Curitiba, onde vive atualmente. Olga é professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e desenvolve ainda intensa atividade artística e pedagógica, como recitalista, camerista, solista de orquestra, jurada em concursos e professora convidada em festivais de música em todo o país.

Serviço:
25ª Oficina de Música de Curitiba
Recital de piano, flauta e violino com professores
Terça-feira, 16 de janeiro, às 19h
Teatro do Sesc da Esquina – R. Visconde do Rio Branco, 969
Ingressos: R$ 10,00 ou R$ 5,00 mais um quilo de alimento não perecível

Voltar ao topo