O universo alternativo dos anos 80s

Tudo começou em 1986, quando o pesquisador da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cesar Augusto de Carvalho, percorreu 22 estados brasileiros investigando o universo alternativo e suas comunidades pelo Brasil.

Toda essa história está retratada em seu novo livro, intitulado Viagem ao mundo alternativo: a contracultura dos anos 80s, que será lançado hoje em Londrina, na região norte do Estado.

Com apenas uma moto e algumas peças de roupa, Carvalho partiu de Marília, no interior de São Paulo, em uma viagem que lhe rendeu muitas histórias. “Viajei ao todo 16 mil quilômetros.

Utilizei moto, barco e até mesmo um avião para chegar ao meu objetivo: o Enca (Encontro Nacional de Comunidades Alternativas), na época, realizado no centro oeste do Brasil”, relata.

Estar no encontro significava colher informações para seu estudo sobre as comunidades alternativas do Brasil. “Para mim era muito importante participar do encontro para conhecer mais gente, captar depoimentos para poder ampliar e enriquecer minha pesquisa sobre as comunidades. Naquela época, o mundo alternativo era muito disperso, como não existia internet e muito menos a noção do que seria a rede, nossa comunicação era feita toda por cartas e telefonemas. Isso nos deixava muito distantes, por isso a razão do encontro”, explica.

Carvalho então percebeu que o mundo alternativo no Brasil era uma área pouco explorada. “No final dos anos 70s todos começaram a discutir sobre a pós-modernidade. Essa problemática colocou em cheque os paradigmas do autoconhecimento. Precisávamos então encontrar uma nova forma e entender o mundo e saber quais paradigmas podiam funcionar para a realidade da época. Estávamos buscando outra maneira de enfrentar e conhecer o mundo”, explica.

Em resumo, o livro de Carvalho discute diferentes faces da contracultura dos anos 80, ou seja, aquilo que não era moda ou seguido pela maioria, desde a medicina, a alimentação, até o uso de drogas e do Santo Daime.

O livro aponta ainda a falta de experiência agrícola nacional, câmbios radicais de comportamento sexual e familiar e condições materiais precárias comprometeram os intentos de sociedades comunitárias no Brasil.

Cesar Augusto de Carvalho formou-se na Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1974), é mestre em Sociologia pela Unicamp (1980) e doutor em História pela Unesp, campus de Assis (2005).

Na década de 1990 trabalhou no mercado cinematográfico da capital paulista produzindo e dirigindo filmes e vídeos. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Serviço

O lançamento será hoje, às 19h30, na Livraria Porto do Shopping Catuaí (Rodovia Celso Garcia, km 377, s/n.º), em Londrina.

Voltar ao topo