O encontro de duas cidades na visão de Oscar Niemeyer

Fotos e frases do brasileiro Oscar Niemeyer que se mesclam, assim como a vida e a obra dele que é considerado um dos mais influentes nomes da arquitetura internacional.

A exposição De Brasília a Avilés 50 anos da obra de um gênio é o ponto de encontro entre as duas cidades, unidas pela mão e pelos traços do lendário arquiteto. No ano do cinquentenário da capital federal, foi inaugurado o Centro Cultural Niemeyer, primeiro projeto dele na Espanha, na cidade de Avilés.

A mostra foi trazida ao Brasil pelo Instituto Cervantes, credenciado pelo governo espanhol para difundir a cultura daquele país pelo mundo. A exposição passou por Brasília e chegou a Curitiba, antes de seguir para outras capitais brasileiras.

O visitante verá imagens de Brasília, do período de construção da cidade e dos monumentos projetados por Niemeyer, como a Catedral, o Palácio do Planalto e da Alvorada e o Congresso Nacional. Depois, a mostra passeia pela vida do arquiteto, revela momentos em seu estúdio no Rio de Janeiro, alguns rabiscos na parede e detalhes do seu trabalho.

Termina com o projeto do Centro Cultural de Avilés, o projeto, as obras, as formas, a cúpula vista por dentro e por fora, além da torre que serve de mirante para uma paisagem indescritível.

Abaixo de cada foto, um pensamento de Niemeyer sobre o projeto ou sobre a obra. Sobre o Centro Cultural em Avilés, por exemplo: “O que me agrada neste projeto é ele ter um sentido social, respeitável, é aberto ao público, para visitar, passear pela praça, ver a paisagem, o museu, as obras de arte, os espetáculos no auditório… Uma fundação com um sentido social, que busca a justiça, que é o mais importante, mais importante que a arquitetura”.

Serviço


Exposição De Brasília a Avilés 50 anos da obra de um gênio. Em cartaz no Instituto Cervantes (Rua Ubaldino do Amaral, 927, Alto da Glória), em Curitiba. Entrada gratuita. Informações: (41) 3362 7320 ou www.curitiba.cervantes.es.