Nokia Trends fecha programação com mais de 20 mil pessoas nos shows

O Nokia Trends 2005, evento que teve início às 19 horas do último sábado, foi encerrado na manhã deste domingo com grande sucesso: mais de 20 mil pessoas se divertiram durante 14 horas de programação musical, arte multimídia e tecnologia. O Pavilhão Oeste do Anhembi, em São Paulo, contou com 12 mil pessoas presentes. No Rio de Janeiro, o armazém 6 do Cais do Porto recebeu mais de 8.500 pessoas que dançaram ao som de grupos nacionais e internacionais por toda a madrugada.

Além de um line-up que privilegiou a vanguarda da música mundial, a grande atração da noite foi a transmissão simultânea entre as duas cidades, com o uso de um satélite locado especialmente para o evento. Durante a noite e toda a madrugada, quem estivesse no espaço Nokia Trends Virtual ? área dedicada para a transmissão, com a instalação de grandes telas de projeção e inúmeras caixas de som, tinha a impressão de realmente estar assistindo, tête-à-tête, a um show que acontecia a mais de 400 quilômetros de distância. O local foi um dos espaços mais concorridos da noite.

Performances musicais ? São Paulo

A primeira atração internacional a se apresentar no Pavilhão Oeste do Anhembi foi o grupo britânico Human League, que veio para o Brasil pela primeira vez. Formada em 1977, na Inglaterra, a banda foi responsável por alguns dos maiores hits da noite, recheando seu set com clássicos como Electric Dreams, Open Your Heart, Don´t You Want Me, e até a balada Human.

O grupo foi seguido pelo duo belga The Glimmers, que fez uma mistura eletrizante de músicas dos mais diversos nomes da eletrônica, incluindo até a faixa Popozuda Rock n´Roll, do De Falla, sacudindo as platéias de São Paulo, presencialmente, e do Rio, com os telões de projeção.

O !!! (Tchik Tchik Tchik) banda novaiorquina de disco-punk-funk, entrou na seqüência e contou com três percussionistas brasileiros, que conheceram ao chegar no Brasil. Fizeram um show memorável. No set list, a já consagrada ?Me and Giuliani down by the School Yard? foi o grande momento do show. 

Os alemães do Tiefschwarz trouxeram ao público presente o melhor do electro-techno de Berlim. Tocaram durante duas horas, brincando e fazendo coreografias na cabine. O também alemão Alter Ego assumiu na seqüência com seu live p.a. em que se destacou a faixa Rocker, maior hit da dupla.

Ellen Allien, dona do selo BPitch Control, mostrou ao público as novas sonoridades do techno, apresentando um set cheio de grooves e elementos hipnóticos. Foi a sensação da noite e passou o toca-discos para o mineiro Anderson Noise, que encerrou essa edição do Nokia Trends, ainda com a pista cheia, às 9h da manhã desse domingo, 25 de setembro.

Rio de Janeiro 

O espaço Nokia Trends Live no Rio de Janeiro foi aberto por Zé Gonzalez (DJ Zegon), que comandou as pick-ups do grupo Planet Hemp por seis anos. Ele foi sucedido por Money Mark – o tecladista que participou de dois álbuns importantes e memoráveis dos rappers nova-iorquinos Beastie Boys, provando que consegue fazer um som cada vez mais uplifting – revelando sonoridades do mundo experimental.

A terceira atração da noite ficou por conta do Asian Dub Foundation ? grupo
que substituiu Roisin Murphy, a ex-vocalista da banda Moloko, na grade original de programação. Diversos fãs da banda deliraram com a seqüência de hits engajados e que contaminaram o público com suas letras cheias de protesto e uma presença de palco absolutamente magistral.

O Audio Bullys entrou em cena e arrancou suspiros de todo o público já logo nos primeiros acordes de ?Shot you Down?, com voz de Nancy Sinatra. Pois quem esperava o hit mais conhecido da dupla lá pelo final do set, foi pego de surpresa e se jogou de verdade no espaço Live, a esta hora, já com milhares de pessoas presentes.

Luomo ? o finlandês marcava a quarta entrada do palco principal. Num passeio delicioso com o house, soulful e muito minimal, Sasu Ripatti (seu verdadeiro nome) mostrou suas referências durante o show com mais de uma hora de duração.

O público vibrou muito com a duo inglês X-Press 2, que contaminou o local com batidas fortes e house constante,que explorava toda a capacidade de iluminação e efeitos especiais da mesa de controle. Uma participação surpresa do Áudio Bullys no meio do set do grupo levou o público ao delírio.

Já era dia, e a ?techneira? de Carl Craig, principal representante da 2ª geração do techno de Detroit, e o público ainda curtiam todos os efeitos de luz e laser montados no grande galpão carioca. Por volta de 8h da manhã, Mau Mau ? considerado o melhor DJ de Techno da cena nacional é também o responsável pelo mix da abertura do programa de TV Fantástico ? fechava os serviços e já deixava em muitos um gostinho de quero mais.

Nas duas edições do Nokia Trends 2005, São Paulo e Rio de Janeiro, não foi constatada nenhuma ocorrência médica ou policial grave. Somadas, as equipes de organização de São Paulo e Rio de Janeiro tinham mais de 800 pessoas, garantindo o conforto e a segurança do público. Foram 14 horas de música da melhor qualidade e muita diversão.

Voltar ao topo