Nascente no Festival de Rotterdam

d83.jpgDe 25 de janeiro a 5 de fevereiro, a cidade de Rotterdam, na Holanda, recebe os principais críticos, realizadores, atores, produtores e diretores de cinema do mundo. Nesse período, será realizado o 35.º Festival Internacional de Rotterdam, um dos cinco mais prestigiados eventos do setor cinematográfico. O único curta latino-americano selecionado para a mostra competitiva é o Nascente, da Teia, que concorre ao Tiger Awards International Competition. O festival recebeu mais de quatro mil inscrições para a competitiva em todo mundo, para a qual foram selecionados apenas 28 curtas-metragens.

O filme, dirigido por Helvécio Marins Júnior, traz o reconhecido dramaturgo João das Neves como protagonista e narra a caminho das águas e do personagem entre o poluído Rio Arrudas, passando pelo São Francisco, até chegar ao mar.

O Festival Internacional de Rotterdam é conhecido pela força e visibilidade que proporciona ao cinema autoral e independente. É também uma vitrine para os diretores iniciantes, que ganham notoriedade mundial ao participar do festival.

Prêmios recentes

A trajetória de sucesso de Nascente começou no 16.º Festival de Curtas de São Paulo (25 de agosto a 3 de setembro de 2005), onde ganhou o prêmio de Melhor Filme pelo Júri do Cachaça Cinema Clube. Em seguida, recebeu o Grande Prêmio na Categoria Curta-Metragem no 2.º Amazonas Film Festival (4 a 10 de novembro de 2005). A carreira internacional do curta-metragem teve início em Portugal, no 9.º Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira (4 a 11 de dezembro de 2005). Lá, Nascente recebeu o Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular. A última vitória do curta e do diretor Helvécio Marins Júnior foi o Prêmio de Melhor Filme pelo júri da ABD-RJ, no 15.º Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro (1.º a 11 de dezembro de 2005). Nascente foi vencedor em todos os festivais que participou. E a torcida é para que essa a máxima se mantenha no 35.º Festival Internacional de Rotterdam.

Voltar ao topo