Jorge Vercilo ao vivo em cores confirma sua versatilidade

Que nem maré, até hoje, é a música de maior sucesso do cantor e compositor carioca Jorge Vercilo. Sucesso nas ondas de rádio de todo o Brasil, ela cabe perfeitamente para definir a carreira dele. Assim como as oscilações do mar, o estilo de Vercilo é mutante e eclético, numa mistura de ritmos que ele define como a nova MPB.

?A música popular brasileira é um leque de ritmos e, ao longo dos anos, foi sendo enriquecida por vários estilos. É uma mãe generosa?, diz.

Com 13 anos de carreira, ele mostra um pouco dessa versatilidade no CD e no DVD Jorge Vercilo ao vivo, gravado em um show realizado em dezembro passado, no Canecão, o templo da música no Rio de Janeiro.

Ele define o trabalho como um portfolio da carreira dele até hoje. ?No DVD, são 23 faixas, que vão das baladas românticas que foram temas de novelas aos sucessos dançantes que tocam nas rádios?, explica. Entre as canções escolhidas estão Que nem maré e Homem-aranha, como referência pop e as baladas românticas como Praia nua e Fênix, que foi tema da série A casa das sete mulheres. Na faixa Abismo ele canta em parceria com Ana Carolina e em Pela ciclovia, um quê de Bossa Nova é dado com a participação de Leila Pinheiro e Marcos Valle.

No entanto, não só de recordações é feita a coletânea. Aproveitando o ensejo do lançamento, Vercilo apresenta Vela de acender, vela de navegar, uma MPB com balanço funk, com pitadas do rock de Lulu Santos e do hip-hop do Rappa, e Eu e a vida, com um estilo mais refinado na orquestração de Luiz Avellar e nos arranjos de Paulo Calasans.

Carreira

Vercilo iniciou a carreira profissional há 13 anos, com o lançamento do CD Encontro das águas, em 1993. Mas a paixão pela música surgiu por meio da influência da tia dele, Leda Barbosa, que era cantora da Rádio Nacional. Encantada com a qualidade das poesias do sobrinho, ela deu um empurrão para que ele passasse a tomar aulas de violão. ?Comecei com 15 anos e não demorou para começar a tocar em barzinhos. Foi neles que tudo começou. Eu tocava música de outros compositores e hoje, tantos anos depois, é curioso ver as minha músicas também serem pedidas a quem está começando?, afirma.

Divulgação

Em fase de divulgação do novo trabalho, o cantor inicia uma turnê no dia 13 de abril, no Rio de Janeiro e vai viajar o Brasil levando os acordes do novo trabalho ao público. Também em abril, ele participa da gravação de outro DVD, no projeto ?Coisa de Jorge?, que será a gravação de um show no final de abril. ?Vamos nos reunir eu, Jorge Aragão, Jorge Mautner e Jorge Benjor no Dia de São Jorge, (23 de abril) e cada um vai fazer um pouco do próprio trabalho?, explica. Em Curitiba, Vercilo deve aterrissar na metade do ano, dando a oportunidade do público local de prestigiar o novo trabalho.

Voltar ao topo