Já é hora de pensar no Fashion Rio

d141.jpgO século 21 chegou, as previsões de uma moda futurista não se concretizaram, e as pesquisas de tendências de vanguarda apontam cada vez mais para um retorno ao artesanal e à natureza como fonte inesgotável de inspiração e renovação.

Com esse foco no movimento Horticultural, o Fashion Rio – Evento Oficial da Moda Brasileira no Rio de Janeiro – abre a estação de outono-inverno 2006, de 9 a 14 de janeiro, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, com 29 desfiles de 31 grifes, entre marcas consagradas e novos designers. ?Acreditamos no potencial criativo fruto do cultivo de uma relação diária mais próxima com os ecossistemas a nossa volta. O próprio Fashion Rio, que acontece a céu aberto e rodeado pelos jardins de Burle Marx, tem um frescor especial e uma atmosfera de descontração que nos ajuda a inovar sempre a cada edição?, diz Eloysa Simão, diretora-geral do evento.

Para dar o clima da temática escolhida para esta edição, o MAM vai se vestir de verde. Ao redor do Jardim Copacabana, que está sendo restaurado, será montada uma espécie de cerca viva feita com mais de 600 moréias de 1 metro de altura. Quem assina o projeto, que ainda vai espalhar pelo museu samambaias gigantes e outras espécies tropicais, é a paisagista Clarisse Perrone. ?A idéia é reproduzir num paisagismo temporário a diversidade que encontramos in natura?, adianta Clarisse.

Para a 21.ª semana de moda que acontece na cidade, gerando mais de 3 mil postos de trabalho desde o período de montagem até a realização do evento, os organizadores esperam reunir um público de 70 mil pessoas ao longo dos seis dias. Orçado em R$ 5 milhões, o Fashion Rio inclui a 7.ª edição do Fashion Business, de 10 a 13 de janeiro, única bolsa de negócios realizada em paralelo a um evento de moda nacional, e vem se consolidando como um evento de interesse internacional na agenda de jornalistas e compradores estrangeiros e que agrega lançamentos, negócios e muita informação de moda.

Nesta edição, o evento traz convidados especiais: os palestrantes Gert van de Keuken e Alessandra Vieillevigne. Eles integram o grupo Edelkoort, com sede em Paris, um dos mais conceituados observatórios de sinais da moda (sua executiva, a holandesa Li Edelkoort, foi eleita em 2003 pela revista Time uma das 25 pessoas mais influentes do mundo). Gert e Alessandra falam, no dia 10 de janeiro, sobre a moda nas próximas estações, história natural e bem-estar, e durante os dias seguintes, também acontece o Fórum de Tendências para a primavera – verão 2006 – 2007, com apresentações do vídeo Museu, um espaço de curiosidades sobre a História Natural.

Três marcas ingressam no evento nesta edição – Cantão (RJ), Acqua Studio (SP) e Elisa Chanan (RS) – reforçando a vocação do evento, que reúne ainda grifes de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina, de pólo lançador da moda nacional. A grife paulista Carmelitas e o estilista carioca Wendell Bráulio também estão de volta ao evento. A Reserva reforça o time dos Novos Designers, formado por Chiaro, Layana Thomaz e Luiza Bonadiman, enquanto o estilista pernambucano Melk Z-Da deixa o grupo para fazer um desfile solo. Tessuti, Walter Rodrigues e Alessa farão apresentações fora do MAM. Os outros 26 desfiles acontecem em três tendas para 1.000, 600 e 450 pessoas.

Nas passarelas, tops com carreiras internacionais como Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Giane Albertoni, Michele Alves, Jeisa Chiminazzo, Carol Ribeiro, Carol Trentini, Raquel Zimerman e Letícia Birkheuer têm presença confirmada. Cada desfile terá uma média de 25 modelos na passarela, totalizando um casting de 100 profissionais. Também estão envolvidos nos bastidores dos desfiles 75 estudantes de Moda que atuarão como camareiras, 10 stylists e 8 equipes de maquiadores e cabeleireiros. Todos os desfiles podem ser acompanhados pelo site oficial do evento www.fashionrio.org.br e as fotos de divulgação (em alta resolução) ficam disponíveis para download no www.fotofashionrio.com.br.

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