mais-pop

Internautas questionam baixo número de Grammys dados a mulheres

Em tempos em que se discute mais igualdade entre os sexos na arte e no entretenimento, o Grammy, maior premiação da indústria fonográfica, foi marcado pelo fato de Alessia Cara ser a única mulher a ganhar um prêmio individual durante a parte da cerimônia que é transmitida pela televisão.

O Grammy ocorreu na noite desse domingo, 28, e Alessia ganhou na categoria artista revelação. Lorde concorria pelo prêmio de melhor álbum, mas não venceu e foi a única indicada nessa categoria a não se apresentar ao vivo na premiação (Os outros, Jay-Z, Kendrick Lamar, Bruno Mars e Childish Gambino, tiveram performances ao vivo).

A premiação possui uma etapa que não é televisionada na qual algumas artistas ganharam. Entre elas estão Lisa Loeb, Reba McEntire, Aimee Mann e Carrie Fisher.

Do total de 84 prêmios, apenas 11 tiveram vencedoras mulheres. A falta de representatividade não é exclusividade desse ano. Um relatório feito pela Annenberg Inclusion Initiative da Universidade do Sul da Califórnia apontou que apenas 9% de todos os 899 indicados ao Grammy entre 2012 e 2017 foram mulheres.

Muitos internautas criticaram a pequena quantidade de prêmios recebida por mulheres. O presidente da Academia, Neil Portnow, disse à Variety que a mudança deve começar pelas mulheres.

“Deve começar com as mulheres, que têm a criatividade em seus corações e almas, que querem ser músicas, que querem ser engenheiras, produtoras e querem fazer parte do alto escalão da indústria”, disse.

“Eu acho que elas seriam bem-vindas. Eu não tenho experiência pessoal sobre os empecilhos que vocês enfrentam, mas acho que é uma combinação. Nós da indústria damos as boas-vindas, criando mentoras, criando oportunidades não só para mulheres mas para qualquer um que queira ser criativo e também criando uma nova geração de artistas que se sintam capazes de realizar qualquer coisa”, completou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo