Imagens do cotidiano divulgadas em exposição

Na terça-feira (dia 6), a Galeria da Caixa, em Curitiba, abre sua programação de 2009 apresentando a videoinstalação Retratos sensíveis, o mais novo trabalho do cineasta e videoartista Ricardo E. Machado.

A instalação apresenta a união complementar de dez monitores que transmitem, simultaneamente, pequenos filmes em “looping”. As imagens têm uma relação delicada entre si, onde o cotidiano distante e personagens obscuros da comunidade são brevemente retratados e superexpostos por rápidos instantes.

Transformando o espectador num retratista, a videoinstalação Retratos sensíveis testemunha cenas características de rotinas particulares. São trabalhadores, detalhes da natureza, ou pequenas nuances de personagens do interior, numa atmosfera de intimidade, contemplação e cumplicidade

Para a produção da instalação, Ricardo se valeu de seu acesso e aceitação irrestritos para fazer pessoas comuns e personagens complexos posarem diante de suas lentes.

O resultado é a essência e a expectativa de um retrato que dura, às vezes, apenas alguns segundos, permitindo que o expectador – se valendo de seu ponto de vista – vire também parte do cenário. Formado em direção de cinema pela New York Film Academy, Ricardo é o diretor de curtas-metragens premiados como Madame Olivia, Gringo in Rio e Tchau, pai.

Paranaense

Nascido em Curitiba e criado entre a capital paranaense e Nova York, Ricardo trabalhou desde jovem na empresa de jogos eletrônicos de seu falecido pai. No Brasil estudou artes com Yftah Peled. Depois recebeu uma bolsa para estudar cinema na New York Film Academy, em 2001.

Ricardo E. Machado recebeu onze prêmios em festivais de cinema; uma referência especial na 11.ª Bienal Nacional de Santos, pela videoarte Intervalo de Coveiros (2007); e uma menção especial na 9.ª Bienal do Recôncavo Bahiano, pela videoarte Israel e Gabriel.

Outra videoarte Andorinhas (2006) recebeu o primeiro lugar no festival Arte.mov, em Belo Horizonte, e foi exibida em coletiva na Galeria Ybakatu em Curitiba. Com o vídeo Gringo in Rio. recebeu o prêmio Especial do Júri e o Prêmio de melhor Edição, no Festival CineEsquemaNovo em Porto Alegre.

Com o vídeo Tchau, pai (2005) recebeu três Menções Honrosas e obteve acima de 250 mil visualizações no site Youtube. O vídeo participou, em 2006, da coletiva Cosumedo, na Galeria Vicente di Grado, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Desde 2005 vem trabalhando como realizador e consultor técnico em vídeo-arte para diversos artistas curitibanos. Faz palestra em universidades e cursos, analisando e debatendo suas obras. Foi curador e jurado da Mostra do Filme Livre, em 2007, no Rio de Janeiro, e jurado na categoria experimental do Festival Putz, em Curitiba.

Serviço

Exposição: Retratos sensíveis. Local: Galeria da Caixa. Data: Abertura 6/1/2009, 19h30. A exposição permanecerá aberta até o dia 16/01/2009. Horários de visitação: De terça a quinta das 10 às 19h e de sexta a domingo às 10h às 21h. Informações: (41) 2118-5114. Ingresso: Entrada franca. Classificação etária: livre.

Voltar ao topo