III Festival do Humor Gráfico das Cataratas começa dia 8 de dezembro

A terceira edição do Festival Internacional do Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu será aberta oficialmente na próxima quinta-feira (8) em Foz do Iguaçu. A promoção, que tem apoio do Governo do Estado, terá uma extensa programação, incluindo 10 exposições com mais de mil trabalhos em exibição. As atividades terão apresentações teatrais, de grupos musicais, exposições paralelas, lançamento de livros, palestras, oficinas e projeção de filmes de comédia. O Colégio Estadual Bartolomeu Mitre concentrará as principais atividades do evento.

A área, totalmente dimensionada para o salão, foi batizada como ?Usina do Riso?, que tem como destaque o logotipo desenhado por Ziraldo. Nesta nova versão do Festhumor das Cataratas, serão reapresentadas as exposições ?Ziraldo 50 anos de Humor?, do festival 2003 e ?Henfil 60 Anos?, que foi o principal painel de 2004.

A promoção vai expor ainda ?O melhor do Cartunismo Paranaense?, com trabalhos de Luiz Antonio Solda, Oswaldo Miranda o Miran, Dante Mendonça, Ademir Virgílio da Paixão, José Tiago Recchia, Pryscila Vieira, Marco Jacobsen, Benett Alberto de Macedo e do iguaçuense Heitor Fernandes. A organização optou por um retrospecto das duas edições anteriores do evento, reapresentando os 300 classificados de 2003 e 2004. O russo-israelense Yuri Ochakovsky, bi-campeão, confirmou presença.

Turma da Mônica – O desenhista Mauricio de Sousa será o homenageado este ano, com a retrospectiva de sua obra estampada em 30 painéis. A exposição mostra a evolução do traço do artista, bem como dos personagens da ?Turma da Mônica?, como Magali, Cebolinha, Cascão e outros companheiros famosos. Mauricio estará em Foz do Iguaçu entre os dias 9 e 11 de dezembro.

As inscrições foram encerradas ao meio dia de 1o de dezembro, respeitando o fuso horário de alguns países. O Festhumor reuniu este ano quase cinco mil trabalhos ? número ainda impreciso em função das postagens dentro do prazo e, que ainda não foram entregues pelo correio. O concurso será disputado por artistas de 90 países de todos os continentes.

Chamou a atenção da equipe organizadora à inscrição de um trabalho assinado por uma criança iraquiana que cumpriu rigorosamente os requisitos para a participação no Festival. O desenho dificilmente será agraciado pelo júri entre os 300 classificados, como prevê o regulamento, sobretudo pelo alto nível de participantes.

A organização, sensibilizada com a dedicação do artista mirim, resolveu transformá-lo num grande painel em homenagem à causa iraquiana. Cartunistas de todos os estados brasileiros enviaram trabalhos. O prêmio é um dos mais valorizados na atualidade, US$ 20 mil, sendo que o campeão leva metade do valor.

Participação – O festival terá presença de nomes consagrados do humor em vários segmentos. Escritores jornalistas, artistas de tevê, teatro e cinema discutirão eventos programados para a cidade nos próximos anos, como o Festival Internacional de Cinema de Comédia.

Na área do humor gráfico estão confirmadas personalidades como Lan, Aroeira, Chico Caruso, Laílson, Edgar Vasques, Dácio Machado, os argentinos Crist e Ana Von Reuber. Mais de sessenta pessoas importantes no meio são aguardadas.

A programação será intensa durante os quatro dias de evento. Estão previstas visitas nos mais variados atrativos turísticos da cidade. Na sexta-feira (9), às 20h, o ministro de Estado do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, grande incentivador do evento, será agraciado com o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. A cerimônia será na Câmara de Vereadores. A Usina do Riso receberá visitação até o dia 20 de dezembro.

Voltar ao topo